Economia

Grupo de artesãs destaca empreendedorismo na parte baixa de Maceió

Motivarte é formado por mulheres assistidas pelo Serviço de Convivência do Cras Dom Adelmo Machado, no bairro do Prado

Por Ascom Semas 22/10/2022 17h38
Grupo de artesãs destaca empreendedorismo na parte baixa de Maceió
Grupo Motivarte se reúne todas as terças-feiras, às 14h, no Cras Dom Adelmo Machado - Foto: Cras Dom Adelmo Machado

O empreendedorismo, artesanato e cuidados com a saúde mental e física são os objetivos do grupo de mulheres Motivarte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado.

Cerca de 20 participantes se encontram semanalmente para produção de peças de filé, crochê, tricô, fuxico, corte e costura, além da pintura em tecido. A intenção é retirar as mulheres da condição de vulnerabilidade social ao propiciar condições de trabalho e de renda com a venda de produtos artesanais em feiras de artesanato na capital.

A coordenadora do Cras Dom Adelmo Machado, Djane Pacheco, explica que o grupo é formado por mulheres que participaram de diversas capacitações em cursos de empreendedorismo e associativismo, promovidas pelo equipamento.

“Essas mulheres do Serviço de Convivência possuem habilidades na produção do artesanato onde o Cras viabilizou algumas capacitações em cursos de empreendedorismo e associativismo. É um trabalho que visa contribuir para que elas assumam uma postura gerencial empreendedora na produção e comercialização de seus produtos, alcançando maior autonomia de renda. Além da maior integração e socialização entre elas”, falou Djane.

Além da participação voltada para o empreendedorismo, as mulheres também são acompanhadas pela equipe de residentes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

“A nossa proposta, partindo da compreensão de que o grupo é sobre famílias do território e já está estabilizado, é realizar promoção em saúde partindo das demandas que surgirem delas e potencializando ainda mais os vínculos, seus trabalhos artesanais que em si, já são terapêuticos. Faremos encontros quinzenais com elas dos quais objetivam promover saúde fortalecendo essa rede de apoio”, explicou o residente de Psicologia da Uncisal, Samuel Conselho.

O grupo voltou a se encontrar durante o mês de outubro, depois de uma pausa por causa da pandemia do Coronavírus. A presidente do Motivarte, Maria Cristina Oliveira da Silva destaca este retorno e a alegria das participantes.

“Essas atividades são tão importantes para todas nós desse grupo e vejo muito entusiasmo e alegria neste retorno para que a gente possa retomar nossas produções, palestras e a socialização. Nesta semana conhecemos os novos residentes da Uncisal e fizemos uma demonstração de nossos trabalhos que é desenvolvido aqui no Cras”, ressaltou a representante.

As mulheres do Serviço de Convivência se encontram todas as terças-feiras, às 14h, no Cras Dom Adelmo Machado, para a produção de novas peças. Maceioenses que quiserem participar, podem procurar o equipamento que fica localizado na rua João Ulisses Marques, 112, no bairro do Prado. E para mais informações a população pode ligar para o (82) 3312-5953.