Economia

Feirinha ‘Empreender Começa Aqui’ reúne negócios de empreendedoras do Sebrae

Por Assessoria 31/08/2022 11h14
Feirinha ‘Empreender Começa Aqui’ reúne negócios de empreendedoras do Sebrae
Evento contou com a participação de restaurantes, associações, além de artesanato e atrações culturais - Foto: Ascom Sebrae/AL

Oportunidade para que colaboradores do Sebrae Alagoas possam mostrar seus talentos, expor e vender seus produtos, a feirinha ‘Empreender Começa Aqui’ chegou a sua terceira edição na tarde desta segunda-feira (29). O evento, realizado na sede do Sebrae Alagoas, em Maceió, reuniu sete pequenos negócios liderados por colaboradoras e familiares.

Entre esses negócios participantes estiveram: Love Brownie (@lovebrownie_1), por Thêmis Monteiro; DG Assessórios, por Ana Paula Dantas; Recorttes (@reccortes), por Cícera Souza; Loja da Eliz (@lojadaeliz), por Elizângela Mendonça e Meu Cacau, por Myrna Pessoa.

Além dessas, a feirinha contou com a ‘Delícias do Litoral’, liderada por Viviane Alves, da Direx e seu esposo, Jaime Marinho. Uma das delícias ofertadas ao público foi o bobó de camarão com arroz, além do camarão ‘in natura’ dos tipos ‘Vila Franca’ e ‘Espigão’.

Viviane falou sobre a importância em participar do evento. “É uma oportunidade que temos para divulgar os nossos produtos, além de obter mais conhecimento para melhorar o nosso negócio. É muito gratificante participar de mais uma edição da feirinha. É sentir na pele o que é ser empreendedora, o dia a dia e as dificuldades de empreender. Mas, isso também é muito gratificante”, afirma Viviane.

A analista da UGE, Geanne Daniella, também participou com o Meu Pijama 8 (@meupijama08), que levou uma variedade de pijamas femininos em algodão. “Na outra feira, tudo o que eu trouxe consegui vender. Isso é importante para valorizar os empreendedores da casa, motivar a gente a trazer novidades e conseguir novos clientes. É um estímulo para que possamos implementar o nosso conhecimento”, comemorou.

‘Papo de Feira’

Essa edição do ‘Empreender Começa Aqui’ contou com uma novidade: o ‘Papo de Feira’, momento criado para disseminar conhecimento entre os participantes e toda a casa e que deverá compor a programação das edições seguintes. O bate-papo foi conduzido pelo educador financeiro e ex-colaborador do Sebrae Alagoas, Luciano Moacir, que falou sobre finanças e sonhos, além de indicar algumas dicas de como os colaboradores do Sebrae podem lidar com a vida financeira.

“Quando falamos de trabalho, esperamos que o esforço desse trabalho se traduza em dinheiro, recursos, a moeda que a gente utiliza para atender várias necessidades da nossa vida. Como o dinheiro é escasso, ao olharmos para o mundo, para as ofertas e as próprias ambições, a diferença entre os desejos e a quantidade de desejos que temos é discrepante”, afirma.

Segundo ele, um dos segredos para que a pessoa consiga balancear isso é fazer as escolhas certas de acordo com os objetivos. “Com isso, é preciso aprender a fazer escolhas, com o viés racional o máximo possível, evitando compras por impulso e arrependimentos. Organizar as finanças, mais do que uma planilha, é aprender o papel do dinheiro na vida do empreendedor e como ele deve selecionar as melhores escolhas para a vida. O empreendedor vive com o instável e a sazonalidade das vendas. Por isso, é preciso que ele se organize para não virar refém. Que isso seja um projeto para realizar sonhos”, ressalta o Moacir.

Próximas edições

A analista da Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae Alagoas, Myrna Pessoa, conta que os colaboradores sempre perguntam quando será a próxima edição da feira, pois há muita expectativa para esse momento. Mas a feirinha tem o período certo de realização de dois em dois meses. De acordo com Myrna, a ideia é realizar a última edição de 2022 no final do mês de novembro.

“A feirinha já é um sucesso. Por isso, daremos continuidade ao projeto feito pela UMC e UGP [Unidade Gestão de Pessoas] e iremos realizar uma outra edição no fim de novembro. Queremos levar essa feirinha para fora. Abrir as portas, fazer no estacionamento, seja em um shopping ou local público para valorizar e reconhecer as pessoas que empreendem, que fazem o empreendedorismo acontecer para fora e também aqui dentro”, conclui.