Economia

Vagas de trabalho abertas em 5 meses no Sine Maceió já superaram as ofertadas durante todo ano de 2021

Retomada econômica da capital garante emprego, renda e mais dignidade para as famílias maceioenses

Por Tatiane Gomes / Ascom Semtabes 17/06/2022 17h01 - Atualizado em 17/06/2022 18h51
Vagas de trabalho abertas em 5 meses no Sine Maceió já superaram as ofertadas durante todo ano de 2021
Sine Maceió realiza encaminhamento de profissionais para mercado de trabalho de forma gratuita - Foto: Juliete Santos / Secom Maceió

A retomada econômica de Maceió está mudando a vida de muitas famílias que vivem na capital e trazendo mais dignidade aos maceioenses, que agora têm mais oportunidade de emprego e renda. Um levantamento do Sine Maceió aponta que nos primeiros cinco meses deste ano, 1.464 vagas de emprego foram disponibilizadas pelo serviço de atendimento da Prefeitura de Maceió. Os números superaram em 21% o total de vagas abertas durante todo o ano de 2021.

O maior acesso ao mercado de trabalho oportunizado pelo Sine Maceió garantiu que Vanderlan Costa, 27 anos, não ficasse sem emprego. Ele foi uma das 2.535 pessoas encaminhadas de janeiro a maio deste ano, para processos de seleção com empresas parceiras da Prefeitura de Maceió.

“Ninguém gosta de ficar desempregado e quando o Sine entrou em contato comigo eu fui lá e segurei a vaga. Agora que passou todo o processo, a gente fica mais tranquilo. Saber que a gente foi aceito, tranquiliza a gente e ficamos muito mais aliviados”, aponta o jovem contratado para ser auxiliar de loja.

Oportunidade de crescimento

De janeiro a dezembro do ano passado foram ofertadas 1.209 vagas de emprego pelo serviço da Prefeitura de Maceió. João Silva, 29 anos, foi um dos trabalhadores que conseguiu conquistar uma das vagas. Ele trabalha como representante de atendimento na área de e-commerce e, neste ano, conseguiu crescer dentro da estrutura da empresa, após conquistar uma promoção.

“Com a pandemia, eu acabei perdendo o emprego. Mas consegui reingressar no mercado de trabalho através do Sine, em setembro de 2021. E todo processo é muito rápido e prático. Para mim, foi um desafio entrar numa área que não tinha experiência, mas consegui me reerguer”, informa João.

O secretário do Trabalho, Maurício Filho, explica que as vagas de emprego são abertas com frequência no Sine Maceió. A equipe tem recebido, cada vez mais, empresas que acreditam no trabalho desenvolvido pela gestão municipal.

“A gestão do prefeito JHC está empenhada em trazer mais oportunidades de emprego e renda. Com as políticas públicas aplicadas, conseguimos desburocratizar os processos para as empresas e valorizar os trabalhadores, que agora têm mais chances de retornar ao mercado de trabalho”, afirma Maurício.

Os profissionais que queiram utilizar os serviços gratuitos do Sine Maceió podem cadastrar o currículo pelo e-mail [email protected] ou se dirigir ao posto de atendimento, que fica localizado no 2º piso do Shopping Popular, no centro da cidade. O local funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h.