Economia

1ª Feira Afroempreendedora do Coletivo Nosso Ilê começa neste sábado (28)

Em busca de novos membros e espaços de negócio em Alagoas, Coletivo propõe incentivar e fortalecer o afroempreendedorismo local

Por Assessoria 24/05/2022 18h22
1ª Feira Afroempreendedora do Coletivo Nosso Ilê começa neste sábado (28)
Programação do sábado - Foto: Divulgação

O Coletivo Nosso Ilê, formado por vários segmentos e empresas que dão a sustentação ao movimento do empreendedorismo negro alagoano, surgiu a partir do incômodo de afroempreendedoras terem visibilidade econômica somente no mês de novembro enquanto raça, por conta das atividades relacionadas à consciência negra. Segundo Fabiana Soares, Diretora Secretária do coletivo, “para desmistificar isso e por este motivo, criamos este coletivo, pois nós empreendemos todos os dias, o ano inteiro” disse Soares.

Fabiana Soares acrescenta que “nesse primeiro momento, minha expectativa é de que todos nós, que somos membros do Coletivo, possamos ganhar cada vez mais visibilidade aqui no nosso estado, Alagoas, e que consequentemente os aumentos em nossas vendas se realizem. É muito importante para nós que este evento venha a ser o primeiro de muitos, pois o Coletivo Nosso Ilê nasceu com este propósito de fortalecer os empreendedores negros do estado” disse Soares.

O evento conta com a co-realização da Secretaria de Cultura de Alagoas – Secult e do Governo de Alagoas e com o apoio do Museu da Imagem e do Som – MISA. As Marcas que assinam esta iniciativa Afro Criativa são Fabiana Coach de Carreira, Meu Doce Poder, Restaurante Odara, Duafe Acessórios, Divinas Pretas, Pretoberância, Água de Coco turismo, Levy Paz, Mirant treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, NC ARTMÃOS, Beleza Oculta, Magrela Vivi Ateliê, Ateliê Lago de Cores, Olegário Turbantes, Escritório de Advocacia Negra de Alagoas e Mandra Aromas.

Para Wanessa Germano, artesã do Ateliê Lago de Cores, a iniciativa da 1° Feira Afroempreendedora do Coletivo Nosso Ilê é “um espaço de resistência, uma oportunidade criada pra que nós, empreendedoras pretas e empreendedores pretos, tenhamos espaço de mostrar nossas potências criativas. Da forma que o mercado funciona em nossa sociedade, muitas vezes nos vemos em situações com pouca perspectiva de prosperidade, mas não podemos esquecer que nossa ancestralidade é próspera, que há em nós muita inteligência, muita criatividade e muita sabedoria herdada de nossas famílias ancestrais que ultrapassam a servidão que nos foi imposta. Nossa história antes de ser de luta, é de criações de maravilhas. E é assim que enxergo este espaço que estamos criando, como uma forma de ressignificar os tempos e de reconstruir uma realidade onde crescemos e expandimos nosso potencial, mesmo diante das dificuldades cotidianas que nos atravessa. Estou muito contente com esta iniciativa” disse Germano.

A 1ª Feira Afroempreendedora do Coletivo Nosso Ilê acontecerá nos dias 28/05 das 16 às 22 horas e 29/05 das 14 às 22 horas, no Museu da Imagem e do Som – Misa, no bairro de Jaraguá. É um evento público e gratuito, com a capacidade restrita ao espaço do Museu da Imagem e do Som – Misa.

PROGRAMAÇÃO:


28/05 – Sábado

16h00 - Abertura oficial no 1º andar do MISA
Exposição 2ª Mostra de Arte Preta: Levy Paz
16h00 - Feira Afroempreendedora
17h00 - Apresentação do escritório de Advocacia Negra de Alagoas
18h00 - Roda de Conversa - Ressignificação dos 13 de maio com Prof. Clebio Araújo, Profa. Ligia Ferreira e Jornalista Priscila Anacleto
19h00 - Apresentação Orquestra de Tambores
20h30 - Show Igbonan Rocha

29/05 – Domingo

14h00 - Abertura oficial no 1º andar do MISA
Exposição 2ª Mostra de Arte Preta: Levy Paz
14h00 - Feira Afroempreendedora
14h30 - Contação de Histórias- Livros sensoriais de Magrela Vivi
15h30 - Palestra: Poesia Negra, textos e autores com Marco Antônio de Campos
16h30 - Palestra Cozinha Ancestral - Afro-brasileira e despórica com Ivanilda Luz - Odara restaurante
17h30 - Palestra sobre Afroempreendedorismo com Jonathan Silva
19h00 - Apresentação Afoxé Odô Iyà
20h30 - Show Tamboricas