Economia

Projeto 'Alagoas Feita à Mão' desembarca em Nova York

Peças talhadas, esculpidas, pintadas e bordadas que narram a história de um Brasil profundo, mestiço e original de mestres e artesãos alagoanos estarão presentes na Casa Brasil Nova York 2022, que acontece de 11 a 25 de maio

Por Assessoria 09/05/2022 18h01 - Atualizado em 09/05/2022 18h07
Projeto 'Alagoas Feita à Mão' desembarca em Nova York
Artesanato de Dona Irineia - Foto: Divulgação

A arte popular brasileira reflete características estruturais da formação da identidade nacional, apropriando-se da fusão de influências culturais múltiplas e da criatividade que pulsa no grande mosaico chamado Brasil. Terreno fértil para a cultura, o estado de Alagoas abriga mestres que fabulam universos em diversas linguagens, técnicas e expressões artísticas e, para aproximar esses talentos do mundo, o “Alagoas Feita à Mão” prepara mais uma parada internacional. Desta vez, o projeto desembarca em Nova York, agregando mais brasilidade à Casa Brasil Nova York 2022, que acontece de 11 a 25 de maio.

Com curadoria de Marco Aurélio Pulchério (Marco500) e Rodrigo Ambrosio, o projeto reúne, além de novas obras, parte das criações que se destacaram na mostra “Alagoas - The Brazilian Artisanal Soul”, realizada durante a Semana de Arte e Design de Miami, em dezembro de 2021. São trabalhos de mestres e artesãos que perpetuam saberes que atravessam gerações, ao mesmo tempo em que imprimem suas visões particulares, revelando visões instigantes sobre o mundo.

Do litoral exuberante, passando pela Zona da Mata e o Agreste, Alagoas estará representada em várias de suas facetas. Entre os participantes estão mestres como Maria Cícera, Patrimônio Vivo de Alagoas, Aberaldo e Irineia, além de artistas populares como Adriana Siqueira, Boró Sandes e Lucas Lessa (veja a lista completa logo abaixo).

As obras dialogam com o tema principal da Casa Brasil Nova York 2022, que é “Brasil in Natura, terra adentro”, que tem curadoria assinada por Natasha Schlobach. A realização é da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e tem o objetivo de promover produtos brasileiros com alto design, qualidade, sustentabilidade e inovação, aproximando empresários brasileiros dos setores de Casa & Construção de potenciais compradores nos EUA.

Sobre os curadores:

Marco Aurélio Pulchério (Marco500)


Com uma curadoria plural e cuidadosa, de orientações estéticas e estilos autorais diversos, Marco Aurélio Saad Pulchério já trabalhou com a interlocução comercial de mais de 450 nomes que ajudam a contar o cenário do design nacional. Entre os nomes, destacam-se Irmãos Campana, Marcelo Rosenbaum (Projeto A Gente Transforma), Sérgio Matos e J. Borges. Por meio de uma atenta gerência de produto, sob sua chancela, a MARCO500 tem, como premissa, guiar artistas, requalificar o público consumidor e colaborar na formação de mecanismos de mercado. A marca é prestigiada como referência em inovação pela mídia especializada, com participação no Projeto “MoMA Design Store Destination Brasil” (2009), e na Mostra Be Brasil, no Fuorisalone da Semana de Design de Milão (2019).

No mesmo ano, comemorou 25 anos de atuação no mercado, com lançamento internacional na “Maison et Objet", em Paris. Em 2020, estreou na Ambiente Fair, em Frankfurt, Alemanha. Marco Pulchério assina, juntamente com Rodrigo Ambrosio, a curadoria e a realização das exposições ALAGOAS - The Brazilian Artisanal Soul (Miami | 2021) e Alagoas Handmade Collection | Casa Brasil Nova York (Maio | 2022). Atualmente, segue provocado a se reinventar, trazer frescor para um mercado exigente e distribuir ao mundo nossa vocação criativa. Em 2022, se associou à Vera Santiago e Maria Cristina Vervloet no projeto Caboco, voltado para a apresentação e distribuição da arte popular brasileira na Europa, com base em Portugal.

Rodrigo Ambrosio


Artista, designer, diretor criativo das marcas Ambrosio e Janete Costa, Rodrigo Ambrosio mora em Maceió (Alagoas) e está entre os setenta estúdios mundiais selecionados por Li Edelkoort no recente livro “A Labour of Love”. Seu trabalho autoral consta em diversas publicações, coleções particulares e acervos permanentes de instituições como Museu da Casa Brasileira (MCB), Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) e Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).

Em suas pesquisas e imersões, Ambrosio vai além do cenário acadêmico, no qual estudou arquitetura, urbanismo e lecionou design do objeto, ambos na Universidade Federal de Alagoas. Curioso e pesquisador, o designer se identifica com biofilia, antropologia, investigações cotidianas e vernaculares. Adquiriu apreço por colaborações com mestres e artesãos e já desenvolveu uma coleção com o amigo Domingos Tótora. No desenvolvimento do projeto Alagoas Feita à Mão, Ambrosio sofisticou ainda mais as coautorias e orientou o desenvolvimento de coleções com valor agregado. No mundo do design, desenvolveu projetos especiais para diversas marcas como Tidelli, Arauco, Tok&Stok, Artefacto e Portobello. Com o trabalho de aproveitamento do resíduo da concha do sururu, realizado na comunidade do Vergel da Lagoa Mundaú e em parceria com Marcelo Rosenbaum, recebeu o Prêmio Casa Vogue Design 2021 e o iF Design Award 2022.

Ficha técnica

Curadoria:


Rodrigo Ambrosio

Marco Aurélio Pulchério

Coordenação:


Daniela Vasconcelos

Mestres e artesãos:


Mestre Aberaldo

Mestre André da Marinheira

Mestre Chico Cigano

Mestre Irineia

Mestre Sil

Mestre Maria Cícera



Artistas populares:


Adriana Siqueira

Boró Sandes

Clemilton

Ismael de Dedé

Lucas Lessa

Salvinho e Cicinho

Zé Crente

Realização:


Marco500

Patrocínio:


Governo de Alagoas

Sedetur | Alagoas Feita à Mão

Serviço:


ALAGOAS HANDMADE COLLECTION | CASA BRASIL NY 2022

Brazilian Exhibition

477 Broadway/ 52 Mercer, New York, NY 10013 – EUA

Período de Exposição: 11 a 25 de maio de 2022