Economia

Iteral e Fetag farão vistorias em unidades produtivas

Missão é realizar a substituição de proprietários que abandonaram ou comercializaram indevidamente os lotes

Por Assessoria 17/03/2022 01h18
Iteral e Fetag farão vistorias em unidades produtivas
Missão é realizar a substituição de proprietários que abandonaram ou comercializaram indevidamente os lotes - Foto: Reprodução

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Alagoas (Fetag Alagoas) retomaram a discussão sobre a importância da realização de atividades conjuntas, assim como, na execução de visitas em unidades produtivas do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF).

No encontro entre o diretor-presidente Jaime Silva e Robério Pinto, diretor de organização e formação sindical da Fetag, foi discutida a necessidade de se reunir com a diretoria das associações e fazer vistorias técnicas nos assentamentos para verificar o abandono e a comercialização irregular de lotes de terra, principalmente, no sertão alagoano.

O diretor-presidente Jaime Silva destacou que o Órgão de Terras atua sempre em consonância com os sindicatos rurais e em prol das famílias camponesas para que permaneçam trabalhando e produzindo de forma digna no campo. “Isso aqui é uma grande parceria! Tivemos que suspender várias ações no Estado por conta da pandemia, mas qualquer problema que a Fetag esteja enfrentando e necessite do Iteral, nós estamos à disposição para auxiliar e resolver”, exaltou.

“A nossa visita é pedir para que o Iteral retome as vistorias para substituições de algumas unidades produtivas, especificamente, de algumas associações do município de Piranhas para que a gente possa ter sucesso com essas famílias na propriedade, produzindo com qualidade e também com posse jurídica da escritura da sua unidade em mãos. Nós estamos pedindo ao Estado para fazer essa intervenção e sanar essa problemática, que ao longo do tempo foram pedindo substituições, algumas foram feitas, outras não. Precisamos saber quem são ainda os titulares, e quem está lá já alocado aguardando substituição, e os lotes que estão abandonados seja por venda indevida, seja recuperado e entregue a quem de fato pode produzir naquela área”, defendeu o diretor sindical.

Dentre as unidades que serão visitadas estão Boa Vista, Quiribas I e II. Outra preocupação é com as seis associações que já quitaram suas parcelas, e estão fora do controle do Iteral, para garantir a regularização quanto ao processo de individualização e auxiliar na segurança jurídica com o título definitivo de posse de terra.