Brasil

Agência de turismo de Santana do Ipanema alcança clientes de todo o Brasil

Empresa busca oferecer pacotes personalizados e mais econômicos, de acordo com o perfil e o gosto dos clientes

Por Assessoria 21/01/2022 10h52
Agência de turismo de Santana do Ipanema alcança clientes de todo o Brasil
Reprodução - Foto: Assessoria

Com quase 10 anos no mercado, a RF Tur (@rftur), agência de viagens consultiva, sediada em Santana do Ipanema, no Sertão Alagoano, ganha clientes em todas as regiões do País. Para isso, o empreendedor Rômullo Ferro busca inovar no negócio e já apostava forte no atendimento por meios digitais, mesmo antes da pandemia, e ainda conta com o apoio do Sebrae Alagoas em diversas áreas da empresa.

Atualmente, o empreendedor aplica um modelo de negócio que atende pessoas de todo o Brasil, focado sempre em entender bem o perfil dos clientes e o tipo de viagem que ele quer realizar, fazendo o roteiro (nacional ou internacional) de acordo com a necessidade.

“O Rio de Janeiro que eu gosto pode ser diferente do Rio que você gosta. Nós traçamos o roteiro para o cliente dando, por exemplo, sugestões de restaurantes, o que fazer na cidade, como e aonde ir, onde comprar a viagem e onde fica mais barato para ele. Fazemos tudo isso e entregamos ao cliente”, explica Rômullo.

O trabalho inovador da RF Tur também favorece o bolso e a satisfação do cliente, garantindo experiências mais personalizadas. “Não existe forma certa ou errada de viajar. Muita gente compra pacotes em promoção achando que é algo ótimo, mas quando chega no destino, vai fazer alguma coisa que não quer, que nem imaginava. A nossa intenção é que o cliente explore o turismo e não que ele seja explorado. Não adianta ir ao Rio Grande do Sul conhecer vinícolas, sem suportar vinhos. Mas o turista pode ir visitar cervejarias, bons restaurantes e outras coisas”, pontua o empresário.

Apoio 

O primeiro contato de Rômullo com o Sebrae foi no Empretec, realizado na Associação Comercial de Santana do Ipanema (ACSI), entre 2013 e 2014. A partir daí, foram diversos cursos, consultorias e soluções aplicadas. Uma das que mais contribuiu para o sucesso da RF Tur foi a implantação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG).

“Comecei a fazer cursos, consultorias e fui percebendo que as coisas estavam dando resultado. Depois, começamos com cursos para colaboradores e consultorias MEG, com o consultor Sacha Passos, que nos ajuda a acompanhar o crescimento do negócio. Às vezes, algumas áreas crescem mais do que outras e a gente consegue saber em quais pontos precisamos dedicar um pouco mais de atenção e acompanhar bem a evolução da agência, tanto por parte dos consultores, quanto da parte dos clientes”, ressalta o empreendedor.

Outra iniciativa citada por ele foi o Programa de Agentes Locais de Inovação (ALI), realizado pelo Sebrae e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que tem contribuído para a criação de soluções inovadoras para o negócio.

“No conjunto, o Sebrae tem nos ajudado imensamente. Quem está dentro da empresa o tempo todo, às vezes, fica com a visão um pouco mais limitada. Com um consultor acompanhando, abrimos mais os olhos. Um exemplo: nós tínhamos um método de apresentar o produto para o cliente, e ele sempre rebatia com outras perguntas. O ALI nos ajudou muito. Nós conseguimos uma forma de explicar o produto com um áudio de menos de 3 minutos e 80% dos clientes que recebem, fecham o pacote”, revela.

Rômullo ainda destacou que o empresário deve sempre buscar capacitações com a consciência de que sempre há algo novo. “Se o empresário achar que sabe tudo, quebra a cara. Em iniciativas simples assim, o ALI nos ajudou a trazer uma mudança grande no nosso volume de vendas. Muitas vezes, o próprio Sebrae subsidia 100% da capacitação. Se a gente pegar o que aprende e implementar, o resultado é garantido, é positivo”, enfatiza.

Esse trabalho tem ajudado a agência a se destacar no mercado, principalmente nesse período de pandemia. “Achei que iríamos fechar as portas, que ninguém ia querer comprar viagem. Mas aí oferecemos um suporte para quem tinha comprado viagens, sobretudo fora do País, e isso nos ajudou. Inclusive, em 2021, fechamos o ano muito melhor do que o ano de 2019, quando não vivíamos com a pandemia”, conta Rômullo.

Desde 2017, a RF Tur trabalha com ferramentas online, seja em reuniões sobre os processos internos ou no próprio atendimento ao cliente. Isso ajudou na adaptação da empresa ao cenário colocado pela pandemia e nos novos planos, vislumbrando o sucesso no futuro.

“Para 2022, diversos grupos de viagens já estão fechados até junho. Acredito que este ano será muito bom para a nossa agência e para o turismo como um todo, para quem souber aproveitar e vender algo diferenciado. O cliente que viaja agora quer novas experiências. As perspectivas são muito boas. Eu pensava em abrir filiais, mas, com o avanço do trabalho remoto e com o cliente aprendendo a ser atendido assim, eu não penso mais. Daqui, eu atendo quem está em Maceió, em Água Branca. Hoje, temos clientes nos quatro cantos do Brasil e a tendência do nosso faturamento é só crescer”, conclui Rômullo.