Economia

Sedetur disponibiliza estrutura para grupo produtivo do Sertão

Recursos para a construção foram garantidos através do programa Alagoas Maior.

Por Assessoria 18/01/2022 11h59
Sedetur disponibiliza estrutura para grupo produtivo do Sertão
Reprodução - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), através do programa Alagoas Maior, disponibiliza recursos para associações e grupos produtivos do Estado. Em 2022, a Associação de Cooperação Agrícola do Assentamento Lameirão vai receber uma estrutura produtiva completa, além de equipamentos de cozinha para a produção dos doces de coco, que são a marca registrada dos pequenos produtores.

A Associação do Assentamento Lameirão vai contar com uma estrutura produtiva que será construída com o sistema Isobloco, que produz uma obra limpa e proporciona segurança corta fogo, conforto acústico e térmico elevado, além de ter a construção mais rápida em relação ao sistema construtivo mais utilizado, a alvenaria.

 “Antes, a Associação tinha uma estrutura irregular. Eles utilizavam bancada de madeira, que não pode ser usada para a produção de alimentos, e estavam prestes a perder o apoio de alguns órgãos por causa dessas irregularidades. Através do Alagoas Maior, a Sedetur fornece um espaço para que os produtores estivessem dentro das normas sanitárias para expandir as vendas e consequentemente os seus negócios”, destaca o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão.

Alagoas Maior

Criado em 2019 o programa Alagoas Maior impacta diretamente cerca de 2.180 empreendedores e indiretamente cerca de 10.900 pessoas. Atualmente, ele atua prioritariamente em três regiões do estado - Serrana dos Quilombos, Agreste e Sertão - abrangendo cinco atividades produtivas em 46 municípios, com foco na melhoria do produto de cada negócio, desde sua produção até a embalagem encontrada nas prateleiras, promovendo uma série de consultorias e capacitações.

O objetivo do Alagoas Maior, que conta com investimento de mais de R$ 2 milhões garantidos pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), é desenvolver as atividades produtivas de Alagoas, alavancando economicamente as regiões contempladas através do fortalecimento dos Micro e Pequenos Negócios.