Economia

Iniciativas inovadoras aumentam as vendas na alta temporada

Com consultoria do IEL, empresas varejistas alagoanas alavancam o faturamento no verão

Por Assessoria 18/01/2022 11h03
Iniciativas inovadoras aumentam as vendas na alta temporada
Reprodução - Foto: Assessoria

Alta temporada é sinônimo de sol, mar, férias e turistas: a combinação perfeita para alavancar as vendas em diversos setores. Mas como aumentar o faturamento num mercado tão competitivo? Inovando! A consultoria em Inovação do Instituto Euvaldo Lodi Regional Alagoas (IEL/AL) trouxe novas perspectivas para empresas como a Aquas Beachwear e a SolPlast, e elas já colhem os frutos deste trabalho.

De acordo com a coordenadora de Inovação e Pesquisa do IEL/AL, Eliana Sá, cada empresa possui necessidades diferentes e as consultorias feitas por sua equipe ajudam os empresários a enxergar os gargalos, os processos de gestão e fluxos que precisam ser alterados de forma personalizada, para que, inovando, elas possam ser mais produtivas e lucrativas.

Um exemplo é a Aquas Beachwear, uma marca de moda praia genuinamente alagoana que enxergou com a consultoria do IEL/AL o caminho para alçar novos voos de forma segura. A Aquas investiu em novas ações de marketing para ampliar a exposição da marca.

Além de ampliar sua presença em mídias digitais, a empresa também enxergou a demanda por uma loja física e, neste começo de 2022, abriu as portas de sua primeira ‘casa’, na paradisíaca Porto de Pedras, Litoral Norte alagoano. Segundo Goretti Barros, responsável pelo setor de produção da Aquas, durante a consultoria do IEL também foram detectadas outras necessidades, como a implementação de uma impressora de código de barras e a implantação de sistema de gestão de estoque.

“Antes da consultoria do IEL nossa única vitrine era o Instagram. Agora aumentamos nosso marketing nas redes sociais e temos uma loja física. Com a impressora de código de barras e do sistema de gestão e estoque aumentamos a nossa organização e trouxemos melhorias nos processos de vendas e controle do produto”, destaca Goretti Barros.

Os olhos atentos dos consultores são ainda mais detalhistas. “Na Aquas, detectamos a necessidade de uma atuação mais forte na questão de mercado, exposição da marca, além do planejamento de algumas ações de marketing nas redes sociais. De olho no mercado, a marca abriu uma loja na Rota de Milagres, justamente para impulsionar as vendas de verão num dos locais mais badalados de Alagoas”, assinala Eliana Sá.

Preparado para as festas

Já a SolPlast passou por um processo de consultoria de inovação com o objetivo de ‘arrumar a casa’, organizando a produção e os processos internos, para conseguir atender a demanda das festas de final de ano, que aumenta nos meses de novembro e dezembro, mas ainda perdura em janeiro, diante do verão e da alta temporada.

“Como a empresa produz e comercializa mesas, banquetas e cadeiras não somente para Alagoas, mas também para outros estados, o processo de logística acaba sendo bem pesado e os processos internos precisam estar bem organizados para conseguir atender estas demandas sem passar por gargalos e dor de cabeça”, explica Eliana Sá.

O empresário Neto Marinho aponta que as várias reuniões e oficinas de inovação em processos promovidas pela consultoria do IEL/AL geraram transbordamentos de impacto, dentre os quais o envolvimento maior dos colaboradores,  que  permitiu conhecer melhor o potencial de cada um e aplicar as melhores ferramentas para aproveitá-los.

“Desenvolvemos um projeto de qualificação em cada área a partir da aplicação da metodologia de processos enxutos, trazendo mais conhecimento e participação de todos. Conseguimos ter comprometimento e envolvimento, o que antes não existia. Hoje a equipe participa de tudo e os colaboradores procuram melhorar dentro das suas áreas. Com isso, nossos esforços em atender melhor o cliente ficaram em primeiro lugar”, comemora o sócio-administrativo da SolPlast.

As consultorias realizadas pelo IEL/AL nas empresas Aquas e SolPlast fazem parte do Programa Avança + Indústria, sendo resultado de um convênio entre o Sebrae/AL e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).