Economia

Praia do Patacho é certificada com selo internacional Bandeira Azul

Premiação ecológica internacional é destinada para praias, marinas e embarcações que adotam rigorosos critérios ambientais

Por Sedetur 05/10/2021 15h02
Praia do Patacho é certificada com selo internacional Bandeira Azul
Reprodução - Foto: Assessoria

O Júri Internacional do Programa Bandeira Azul divulgou que a Praia do Patacho, localizada na Rota Ecológica, no município de Porto de Pedras, é uma das 22 praias brasileiras premiadas na edição 2021-2022 com o selo ambiental e sustentável Bandeira Azul. A bandeira que marca a certificação chega em novembro em Alagoas.

A certificação ecológica internacional é concedida apenas para praias, marinas e embarcações turísticas que adotam rigorosos critérios de gestão ambiental; diante de condutas que envolvem segurança, qualidade dos serviços, manutenção da qualidade da água, práticas de educação ambiental, turismo sustentável e responsabilidade social.

“É uma satisfação imensa para uma praia em Alagoas receber uma certificação internacional por sua qualidade ecológica. Isso é resultado da responsabilidade dos gestores municipais e estaduais com nosso bem natural; que é, também, gerador de emprego e renda para o povo alagoano. Gestores, empresários e os usuários da praia do Patacho estão de parabéns pela premiação. Que trabalhos como esse se repliquem por toda Alagoas”, falou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão.

A premiação, de adesão e concorrência voluntária, ocorre diante do cumprimento de critérios que exigem esforços de gestores municipais, empresários e engajamento da comunidade, a partir de ações que buscam atender normativas ambientais que ampliam o interesse de turistas qualificados para o destino.

Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul é desenvolvido pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos FEE (Foundation for Environmental Education). O Programa Bandeira Azul iniciou na França em 1985. E foi implementado em toda a Europa desde 1987 e em países não europeus desde 2001.

Atualmente, o Programa Bandeira Azul se tornou global. No Brasil o Programa Bandeira Azul é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005.