Economia

Cadastros de prestadores de serviços turísticos aumentam 112% em Alagoas

Estado ocupa o primeiro lugar no Nordeste no número de profissionais registrados no Cadastur

Por Sedetur 20/07/2021 16h29
Cadastros de prestadores de serviços turísticos aumentam 112% em Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

Com crescimento constante Alagoas alcançou um novo marco no turismo. Com 5.817 registros no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) no mês de julho, o estado, que saiu dos 2.726 cadastros em janeiro, é o primeiro do Nordeste e o sétimo do país com o maior número de profissionais relacionados à atividade turística.

Dentro dos cadastros em Alagoas, 2.046 são restaurantes e similares; 842 são guias de turismo; 675 agências de turismo; 523 meios de hospedagem; 474 organizadoras de eventos; 466 prestadores e segmentos para turismo; 356 prestadores de apoio para eventos; 297 transportadoras turísticas; 73 locadoras de veículos para turistas; 29 casas de espetáculos; 11 empreendimentos de apoio ao turismo náutico; 10 parques temáticos; 8 parques aquáticos e 7 acampamentos turísticos.

Para o coordenador regional do Cadastur em Alagoas, José Valdiron Tavares, o crescimento na busca por regularização beneficia cada vez mais o turismo no estado.

“No Nordeste, nós estávamos atrás apenas da Bahia e agora ocupamos o primeiro lugar. Isso é um marco que é resultado do esforço em conjunto de toda a equipe da Sedetur, que constantemente incentiva a adesão ao cadastro, especialmente da Superintendência e dos secretários que já passaram e continuam passando pela pasta ”, destacou o coordenador.

Aderir ao cadastro gera vários benefícios para os prestadores de serviços da área do turismo, como o incentivo à participação em programas e projetos do Governo Federal; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo; acesso a financiamento por meio de bancos oficiais, entre outros.

“Esses benefícios variam a depender de quem pretende realizar o cadastro. No caso de empresas de turismo, por exemplo, as vantagens são distintas. Através do cadastro, elas entram no site do Ministério, então quem acessar no mundo inteiro terá conhecimento sobre elas. Além de, claro, participarem ativamente das políticas públicas”, destacou José Valdiron.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Turismo, atualmente há 127.758 prestadores regularizados no país. O número representa um aumento de 97,7% em relação a 2017. A cidade de São Paulo lidera o ranking dos Estados com maior número de serviços cadastrados (27.203), seguido do Rio de Janeiro (19.993) e de Minas Gerais (10.677).

Como se cadastrar

O acesso ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) é feito totalmente on-line, através do site www.cadastur.turismo.gov.br. Aqueles que tiverem interesse em realizar o cadastro devem acessar o portal e clicar no botão “entrar com gov.br”, no topo da página do Cadastur, onde precisarão primeiro se registrar no site do Governo Federal. No fim do processo, serão redirecionados para preenchimento de todos os dados.