Economia

Projeto Empreende Afro Alagoas irá qualificar afroempreendedores locais

Serão trabalhados temas como liderança, sustentabilidade, marketing digital, vendas, inovação e crédito

Por Assessoria 08/04/2021 18h26
Projeto Empreende Afro Alagoas irá qualificar afroempreendedores locais
Reprodução - Foto: Assessoria

Criado pelo Sebrae Alagoas para acelerar pequenas empresas lideradas por afroempreendedores que querem ser independentes, admiram sua ideia de negócio, querem tirá-la do papel ou estruturar uma empresa, atrair e fidelizar clientes, o Empreende Afro Alagoas irá iniciar suas atividades em maio. O projeto piloto irá contribuir, gratuitamente, com a melhoria da gestão através do conhecimento, ferramentas, inovação, rede de contato, mentorias e incentivo à autonomia para tomada de decisões.

O Empreende Afro Alagoas consiste em disponibilizar especialistas em gestão de pequenas empresas para treinar e capacitar empreendedores em temas como gestão, sustentabilidade, marketing digital, vendas, gestão de fluxo de caixa, aspectos tributários, liderança, planejamento estratégico, inovação e crédito. Além disso, o projeto irá acompanhar e orientar, diretamente ou remotamente, afroempreendedores na condução do seu negócio na busca por novas demandas e melhoria dos processos e produtos.

Os afroempreendedores selecionados receberão acompanhamento técnico na gestão do negócio pelo prazo de nove meses. No período, o participante receberá assessoria gratuita, realizada com base na metodologia desenvolvida para atendimento de pequenas empresas, sendo parte presencial e outra remota, totalizando 40 horas de instrutoria e 30 horas de consultorias/mentorias.

A analista da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas, Ana Madalena Sandes, ressalta que um dos objetivos do projeto é resgatar a ancestralidade dos afroempreendedores locais e representar, nos afronegócios locais, a rica história de Alagoas representada na Serra da Barriga e em personagens como Zumbi dos Palmares, Dandara, Gangazumba e Aqualtune.

“Estamos fazendo um piloto desse projeto e esperamos ajudar as pessoas pretas e pardas no fortalecimento e competitividade de seu negócio através de capacitações, consultorias e mentorias que possam trazer boas práticas em gestão e inovação para esse negócio agregando a ancestralidade e o afrofuturismo à história do negócio e o que cada um traz em seu sangue”, afirma Ana Madalena.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através da landing page que ficará disponível no endereço: https://mkt.blog.sebraealagoas.com.br/empreende-afro-2021

Para participar, faz-se necessário atender os seguintes critérios:

Ter uma ideia de negócio em funcionamento (CPF) ou ter uma empresa constituída (CNPJ) de qualquer ramo de atividade; No caso de ideia de negócio em funcionamento, estar no mercado há no mínimo seis meses; No caso de CNPJ, ser proprietário ou sócio no contrato social; atuar na empresa como gestor (ocupe posição de tomada de decisão estratégica); ser um microempreendedor individual, ter uma micro ou pequena empresa - faturamento de até R$ 4.800.000,00/ano.

Atendimento remoto e presencial

Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota neste período de 05 a 16 de abril. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.