Economia

Mesmo na pandemia, empreendedoras apostam na produção de ovos de chocolates

“Expectativa é de boas vendas durante os próximos dias’’

Por Lucas França com Tribuna Hoje 30/03/2021 20h57
Mesmo na pandemia, empreendedoras apostam na produção de ovos de chocolates
Reprodução - Foto: Assessoria

Mesmo com a crise causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), empreendedoras apostam nas produções dos famosos ovos de chocolate caseiros ou gourmet – seja trufado, tradicional ou de colher para complementar a renda de casa.

A empreendedora Jeany Macário Rocha, afirma que fez investimento para a produção dos ovos e aguarda muitas encomendas.

[caption id="attachment_437599" align="aligncenter" width="547"] Jeany afirma ter feito investimento para a produção dos ovos  (Foto: Edilson Omena)[/caption]

“Estou com grande expectativa e bem confiante que fiz o certo para esse ano, mesmo em meio à pandemia, a Páscoa é tradição em nosso País. E nesse momento de isolamento, creio que as pessoas vão presentear muito com os ovos’’, comenta Jeany.

Ela relata ainda que neste mesmo período em 2020 estava triste e desmotivada com a chegada da Covid-19, mas se surpreendeu com as vendas. ‘’Ano passado fiquei totalmente desmotivada em meio a tudo que estávamos passando e para minha surpresa foi a minha melhor Páscoa. Essa a minha terceira Páscoa, estou feliz mesmo em meio a tudo que estávamos vivendo estou muito confiante’’, ressalta.

PRIMEIRO ANO

Já Rayane Ribeiro, 21 anos, aliou os estudos e o trabalho com a produção dos ovos este ano. Mesmo com a pandemia, ela conta que decidiu arriscar e obter uma grana extra. ‘’Esse é o meu primeiro ano de Páscoa. Sempre tive vontade de abrir um pequeno negócio, mas as condições não permitiam. Meu investimento foi de R$ 700 para o início de tudo, pois precisei comprar tudo para dá o primeiro passo’’ disse.

De acordo com a jovem empreendedora, para o primeiro ano está sendo satisfatório. ‘’Mesmo nesse ano de pandemia, eu me arrisquei e estou recebendo resultado bons’’, expõe acrescentando que irá continuar fazendo doces e salgados para festas. ‘’E também estarei trazendo outros ideias para datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e outros...’’.

No interior, a produção também vem sendo feita. Ana Theresa que trabalha com bolos e doces para festas em Paulo Jacinto e vizinhanças, conta em 2020 vinha com uma perspectiva de crescimento dos anos anteriores. ‘’Eu tinha feito um investimento alto antes da Páscoa, acreditando numa boa vendagem, quando me deparei com a pandemia e coloquei a mão na cabeça, o que faria com tanto material? Mantive preços de anos anteriores e durante a semana da Páscoa me surpreendi com a procura, superou minhas perspectivas, saiu todas as caixas que tinha comprado”, comemora.

 Assim como Jeany, Theresa diz estar com boas expectativas. ‘’Este ano acredito que seja como o ano passado, porém não tive como manter o mesmo preço, os ingredientes aumentaram demais, e apesar de acreditar que a procura melhore como o ano passado, que foi durante a semana, sinto que está muito devagar, ou seja, a segunda onda da pandemia ‘tá’ vindo com prejuízos ainda maiores”.

[caption id="attachment_437600" align="aligncenter" width="383"] Produção de Rayane Ribeiro  (Foto: Cortesia)[/caption]

O que ambas as empreendedoras tem em comum além do otimismo, é o processo de divulgação e entrega dos produtos para os clientes. Eles podem optar por receber tudo no conforto do seu lar sem a necessidade de se expor nas ruas durante o período de isolamento social. Jeany, Rayane e Ana Theresa investem na divulgação de suas produções via redes sociais e apostam no delivery para chamar atenção dos consumidores.

‘’Chocolate contém nutrientes importantes, mas deve ser consumido com moderação’’, explica nutricionista 

Com certeza o chocolate é um alimento importante não só pelo sabor, mas também pelo seu valor cultural. Para criançada é algo que não pode faltar de jeito nenhum, e além de tudo, é muito gostoso né?

Segundo o nutricionista Luã David Santos Silva, o chocolate libera um hormônio que dá sensação de bem estar.  A serotonina nos traz essa sensação, por isso quando comemos sentimos aquela sensação boa. Além de conter antioxidantes que ajudam na saúde do coração e problemas cardiovasculares. Também contém alguns nutrientes importantes como, ferro, magnésio, fósforo, potássio’’, ressalta.

Luã esclarece que é melhor escolher um chocolate que contenha menos açúcar. “A preferência de um chocolate são aqueles meio amargo, pois os mesmo possuem menos açúcar e mais concentração de cacau que  é considerado um super alimento por ter um valor antioxidante importante em especial para as mulheres durante ciclos da TPM - é um alimento bom porque o mesmo ajuda pois a serotonina fica baixa e  o cacau presente ajuda na produção dela’’.

[caption id="attachment_437601" align="aligncenter" width="363"] Luã David Santos, nutricionista (Foto: Acervo Pessoal)[/caption]

O nutricionista lembra que não precisa ter neura na hora de comer um alimento. ‘’Se estamos com muita vontade não vejo o porquê não consumimos? - É um alimento muito gostoso, porém devemos nos atentar para o exagero. O chocolate deve ser evitado principalmente para pessoas com gastrite e intolerantes. Mas, se o indivíduo não tem gastrite, intolerância é recomendado comer com moderação. Claro que devemos nos atentar quando estamos em processo de emagrecimento para o exagero, mas se estiver com muita vontade e já tem o chocolate como algo importante na sua vida ainda mais pela época, o conselho é: Consuma, mas com moderação, sem muitos exageros e de preferência o chocolate 70% cacau’’, recomenda.