Economia

26 de janeiro de 2021 07:57

Contabilidade digital alia planejamento e tecnologia

Especialista fala sobre benefícios da modalidade na gestão de empresas que pode alavancar negócios

↑ Fabiano Azevedo, especialista em contabilidade digital (Foto: Arthur Melo)

Com o advento da tecnologia modificando diversas áreas do mercado mundial, a contabilidade foi um setor que também se reinventou. Assim surgiu o serviço de contabilidade digital, uma nova modalidade que automatiza processos, economiza tempo e pode ser uma grande aliada de pequenas, médias e grandes empresas.

O TH Entrevista desta semana conversou com o contador Fabiano Azevedo, especialista em contabilidade digital, que explicou como funciona esse novo formato, que proporciona a otimização dos serviços contábeis e qualifica a relação entre o empreendedor e o contador, aumentando a eficiência e agilidade.

“A proposta da contabilidade digital é agregar a tecnologia ao contador, tornando esse profissional muito mais proativo. É um modelo completo, pois, além de utilizar o que há de melhor e mais avançado em tecnologia, o empreendedor pode contar com a consultoria do contador que utilizará plataformas exclusivas de análise de dados e coletas de informações das empresas, conseguindo assim sugerir projeções de cenários, mudanças e correções de possíveis erros. Além disso, o contador consultor e os empreendedores passam a contar com sistemas mais qualificados para gestão de seus negócios e integrações contábeis, como é o caso do excelente sistema de gestão ERP OMIE”, detalha.

Fabiano diz que o grande diferencial é aliar a gestão e o planejamento estratégico da contabilidade com a modernização de processos que a tecnologia permite. Entre as vantagens da contabilidade digital para o cliente e o contador, estão o aumento da produtividade, agilidade no acesso às informações, mais qualidade no atendimento, fácil gestão de documentos e mais segurança.

“A contabilidade digital é a única alternativa que o contador tem para permanecer no mercado com o avanço da tecnologia. Ela consegue resgatar a essência do profissional contábil, que é a consultabilidade e faz com que esse profissional continue sendo fundamental para as empresas, agora não apenas como agente de conformidades do fisco, mas como ferramenta estratégica de negócios. Além disso, com um software de gestão empresarial, o contador acessa facilmente todas as movimentações financeiras e fiscais dos clientes e consegue obter as informações necessárias para o seu trabalho gerencial e de conformidades. Isso também evita falhas, pois não é mais necessário analisar diversos arquivos e papéis, o que economiza tempo e dinheiro, além de trazer mais segurança e performance ao serviço”, afirma o especialista.

 

 

 

Fonte: Tribuna Independente

Comentários

MAIS NO TH