Economia

14 de janeiro de 2021 14:10

Vendas: como aproveitar o verão – e o possível feriado do Carnaval – para vender mais?

Sebrae/AL traz dicas de como empresas podem aproveitar o período para lucrar mais e atrair mais clientes mesmo durante a pandemia

↑ (Foto: Divulgação)
Com o verão, negócios de vários segmentos passam a faturar mais, sobretudo aqueles envolvidos em cadeias como a do turismo, bares e restaurantes. Com um provável feriado de Carnaval, dadas as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, esse faturamento pode ser ainda mais potencializado com diversas ações. Por isso, o Sebrae Alagoas traz algumas dicas para os empreendedores, lembrando que todas as empresas – em todos os setores e segmentos – precisam seguir o protocolo sanitário vigente para contribuir no combate a Covid-19.
Uma das primeiras dicas, dadas pelo gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae Alagoas, Marcos Alencar, é que estando o segmento liberado a atuar de forma presencial, como bares e restaurantes, eles podem oferecer programações artísticas ao vivo, bem como transmissões online.
“Os clientes que estiverem online poderão ser estimulados, via acesso a QR Code na tela, a pedir o cardápio para delivery e assim aproveitar com segurança. Em relação aos hotéis e pousadas, as recomendações sanitárias são as mesmas. Caso façam atividades de recreação ou festividades para seus hóspedes, é importante seguir padrões que garantam a todos, funcionários e clientes, a diversão com prevenção, evitando o contagio”, afirma.
E no Carnaval?
Ainda não se sabe como estará a situação sanitária no período do Carnaval, tornando o planejamento ainda mais desafiador, já que pela primeira vez a data poderá acontecer com a limitação de circulação de pessoas. Por isso, Marcos Alencar ressalta que é fundamental ter um plano B para entrar em operação, caso as empresas passem por alguma restrição de circulação, além de buscar oferecer preços justos para os clientes.
“No período de Carnaval, temos segmentos como lojas moda praia, salões de beleza, serviços de passeio, bares, restaurantes, pousadas e hotéis, sorveteria, lanchonetes, dentre outros, que precisam buscar a oferta justa, sem assustar os clientes com preços exorbitantes, uma vez que a economia não anda bem. Nada de explorar o nativo ou o turismo. Aliás, é fundamental conquistar para que esse cliente possa voltar. Se ele se sentir explorado, ele não voltará e pior: vai destratar sua empresa nas redes sociais”, destaca.
Outra dica é buscar capacitações. Para isso, o Sebrae Alagoas oferece, gratuitamente, o agendamento de Consultoria com Hora Marcada, além do Sebrae Adapte 3.0, ajudando o cliente a se posicionar no mundo digital, por exemplo. Além disso, há diversos cursos que podem ser feitos gratuitamente pelo EAD e pela loja do Sebrae.
Ele também reforça que a qualificação em atendimento ao público e boas práticas de alimentação segura poderão fazer com que gestores e funcionários tenham melhores resultados no relacionamento com o cliente.
“Os clientes desejam segurança para poder efetuar suas compras, ter experiências que agreguem mais valor para eles. Os empresários precisam saber em que precisam melhorar para oferecer mais opções para a escolha do cliente. Todos querem vender e continuar vendendo. Mas é fundamental saber vender, oferecendo soluções, produtos e serviços que possam apresentar a melhor experiência para eles”, conclui.
Para ter acesso às soluções do Sebrae Alagoas, basta entrar em contato pelo número 0800 570 0800, ligação ou WhatsApp, para tirar dúvidas e agendar a sua consultoria com hora marcada nos temas desejados. Se preferir, o interessado pode entrar em contato com gestores das carteiras e projetos do Sebrae.
Atendimento remoto e presencial
Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Fonte: Ascom Sebrae

Comentários

MAIS NO TH