Economia

29 de setembro de 2020 18:31

Preocupação com contas públicas mantém pressão e Ibovespa cai mais de 1%

Volume financeiro da sessão somou 23,3 bilhões de reais

↑ Foto: Divulgação

O mercado acionário brasileiro teve nova sessão de perdas nesta terça-feira, refletindo a preocupação do mercado com a situação fiscal do país, movimento desta vez amparado pelo movimento também negativo de Wall Street.

O índice caiu 1,15%, a 93.580,35 pontos. O volume financeiro da sessão somou 23,3 bilhões de reais.

Após recuar 2,4% na segunda-feira, o Ibovespa chegou a esboçar recuperação nas primeiras horas do pregão, mas logo perdeu força diante de persistnetes temores ligados às contas públicas, após anúncio de proposta do programa Renda Cidadã.

A proposta de usar parte dos recursos de precatórios –dívidas de ações judiciais perdidas pela União e que devem ser pagas depois das sentenças definitivas– e recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para financiar o Renda Cidadã foi vista pelo mercado como tentativa de driblar o teto de gastos e o ajuste fiscal.

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro reclamou da reação negativa do mercado à proposta, pedindo sugestões para financiar o programa.

Mesmo que os detalhes e a aprovação do programa ainda sejam incertos, o anúncio foi um golpe na credibilidade fiscal do país, afirmaram analistas do Julius Baer, em nota.

No cenário internacional, investidores aguardam o primeiro debate das eleições presidenciais dos Estados Unidos entre o presidente republicano, Donald Trump, e o rival democrata, Joe Biden.

O índice S&P 500 teve baixa de 0,48%.

Fonte: Reuters

Comentários

MAIS NO TH