Economia

Litoral norte é a região com mais números de empreendimentos com o Selo do Turismo

Selo tem como objetivo auxiliar na retomada do setor do turismo brasileiro

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte 16/09/2020 16h37
Litoral norte é a região com mais números de empreendimentos com o Selo do Turismo
Reprodução - Foto: Assessoria

No litoral norte, Maragogi, Japaratinga e São Miguel dos Milagres são três dos cinco municípios alagoanos que mais possuem empresas autenticadas com o Selo do Turismo Responsável. Os destinos integram a Costa dos Corais, região turística com o segundo maior quantitativo de empreendimentos qualificados pelo Ministério do Turismo (Mtur), atrás apenas de Maceió, que lidera o ranking com 441 selos emitidos. Maragogi vem em segundo com 181 certificações, seguido por Piranhas (149), Japaratinga (68) e Marechal Deodoro (63).

Os segmentos que mais solicitaram o selo do Turismo Responsável do Mtur até o momento foram: Meios de Hospedagem (271), Agências de Turismo (212), Restaurantes, Bares e Similares (115), Transportadoras Turísticas (96) e Prestadores de Serviços Turísticos (57). As regiões turísticas que mais tiveram empreendimentos qualificados foram Grande Maceió (420), Costa dos Corais (293) e Lagoas e Mares do Sul (100).

O selo tem como objetivo auxiliar na retomada do setor do turismo brasileiro, atendendo às exigências sanitárias, auxiliando os empreendimentos na busca por esta qualificação sobre as medidas recomendadas para a reabertura. O MTur publicou protocolos sanitários recomendados para 15 segmentos que fazem parte do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), além de um conjunto de orientações também para os turistas. Para solicitar o selo, o interessado deve acessar o site turismo.gov.br/seloresponsavel, ler as orientações previstas nos protocolos destinados ao segmento em que atua e estar com situação regular no Cadastur.