Economia

8 de agosto de 2020 12:29

Norte: moagem invernal da cana vai movimentar economia da região

↑ Cana-de-açúcar (Foto: Divulgação)

As quatro usinas de cana de açúcar localizadas na Região Norte; Santo Antônio, em São Luiz do Quitunde, Santa Maria, em Porto Calvo, Usina Camaragibe, em Matriz de Camaragibe e Destilaria Porto Alegre, em Colônia Leopoldina, na zona da mata alagoana, com a chegada do mês de setembro, se preparam para dar início à nova safra da cana-de-açúcar invernal na região e movimentar a economia de toda a região. De acordo com a Associação Comercial de Porto Calvo, principal centro comercial da região, a chegada da safra é cheia de boas expectativas, já que representa uma aquecida no comércio de todas as cidades, com uma grande quantidade de mão-de-obra contratada, e com o pagamento do salário, que acaba movimentando todos os municípios.

Previsão

De acordo com estimativas do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL), deverão ser processadas, no ciclo 20/21, aproximadamente, 18 milhões de toneladas de cana e a área cultivada de cana no Estado gira em torno de 330 mil hectares. Desta forma, a previsibilidade de aumento da safra 20/21, que deve ser iniciada pela maioria das usinas no mês de setembro, poderá ter um crescimento 5% até 10%. Com isso, o ciclo poderá chegar a 18 milhões de toneladas de cana processadas ou, na pior das hipóteses, repetir a moagem da safra passada.

Neste cenário, as usinas deverão iniciar a moagem realmente em setembro. A Central Açucareira Santo Antônio, formada pelas usinas Santo Antônio e Camaragibe, informou que só iniciará a moagem em setembro. Segundo nota da usina, com a escassez de chuvas que ocorreu no período de setembro do ano passado até janeiro deste ano, onde foi registrada uma precipitação pluviométrica de apenas 118 milímetros, a cana teve o desenvolvimento atrapalhado, além de ter ocorrido perdas de socaria.

Segundo a direção da usina, a safra começa no dia 1º de setembro, enquanto para a filial Camaragibe, no município vizinho de Matriz do Camaragibe, a moagem tem início programado para o dia 8 de setembro. As duas usinas devem repetir a mesma quantidade de cana da safra no ano passado, onde processaram 2,7 milhões de toneladas de cana.

As outras duas usinas da região, Santa Maria, em Porto Calvo e Porto Alegre, em Colônia Leopoldina, também devem iniciar a moagem entre 2 a 15 de setembro. Na Santa Maria, por exemplo, a safra 2019/2020 teve início na madrugada do dia 15 de setembro do ano passado e trouxe esperança para milhares de trabalhadores da maior indústria do município, já que é a principal geradora de empregos da cidade e uma das maiores da Região Norte.

Fonte: Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte

Comentários

MAIS NO TH