Economia

Saiba como economizar energia durante o isolamento social

Equatorial explica que pequenas mudanças no dia a dia podem diminuir o valor da conta de luz

Por Assessoria 17/07/2020 22h39
Saiba como economizar energia durante o isolamento social
Reprodução - Foto: Assessoria

Mesmo com o início das medidas de flexibilização no estado, a recomendação dos órgãos de saúde para o isolamento social continua. Nesse cenário, energia elétrica se torna cada vez mais essencial. Entretanto, pequenas mudanças de hábitos no uso dos aparelhos domésticos, podem minimizar o impacto nas contas de luz. Por isso, a Equatorial Energia Alagoas preparou algumas dicas para consumir energia de forma consciente, mas sem abrir mão do conforto e do bem-estar.

Crianças e adolescentes em quarentena

Com o isolamento social, a rotina muda, pois são mais pessoas dentro de casa. E por isso a atenção ao consumo deve ser redobrada, especialmente com crianças e adolescentes que costumam passar muitas horas com mais de um equipamento ligado ao mesmo tempo, como televisores, videogames e computadores. Tentar estabelecer um horário para que esses aparelhos sejam utilizados durante o dia é uma boa forma de se economizar energia; Resgatar jogos de tabuleiros e incentivar a leitura é uma ótima ideia para cultivar bons hábitos e ocupar o tempo dentro de casa economizando na conta de luz; Se na residência há duas ou mais pessoas estudando por meio de videoaula, compartilhar o mesmo ambiente para assim utilizar um único equipamento de ventilação é uma ótima forma de economizar energia. De preferência o ventilador, que consome menos energia que o ar condicionado; Oriente seus filhos a não deixar os celulares carregando a noite toda e nem os carregadores conectados à tomada sem que eles estejam carregando. Essas atitudes causam desperdício de energia.

Home office

Ao trabalhar em home office, deve se dar preferência para que as pessoas compartilhem o mesmo ambiente, utilizando apenas um aparelho de ventilação para economizar energia. Optar pelo ventilador ao invés do ar-condicionado e manter as janelas abertas, contribuem significativamente para economia na conta de luz; Se optar por utilizar o ar, coloque a regulagem do termostato para uma temperatura entre 23 e 24 graus. Deixe portas e janelas fechadas e mantenha os filtros do equipamento sempre limpos; Não deixe o notebook ligado o tempo todo na energia, já que ele tem bateria. Após carregada lembre de tirar da tomada; Se utilizar o computador de mesa, ative o recurso de economia do monitor e desligue quando ninguém estiver usando. Evite o modo stand-by, pois também consome energia; Administre o tempo para trabalhar enquanto há luz natural, evitando assim ligar lâmpadas durante o dia.

Rotinas da casa

Só abra a geladeira quando realmente precisar. O ato de abrir e fechar o aparelho com frequência aumenta o consumo de energia. É preciso conferir se as borrachas de vedação estão em bom estado e nunca estender roupas ou panos na parte de trás do equipamento, pois isso força o motor, aumentando o consumo de energia; Use a máquina de lavar com a quantidade correta de sabão para evitar repetição de enxague e sempre utilize a capacidade máxima da máquina de lavar, conforme indicado pelo fabricante. Deixe acumular as roupas para lavar todas de uma vez; Na hora de passar as roupas, junte uma boa quantidade de peças e passe tudo de uma vez só. Primeiro, passe as roupas pesadas. Por fim, desligue o ferro e aproveite a temperatura para passar as roupas mais leves. Além disso, sempre verifique a indicação de temperatura para cada tipo de tecido; Ao usar o chuveiro elétrico, coloque sempre no modo verão. Tomar banhos mais rápidos ajuda a economizar energia e água; Sempre que sair dos ambientes, desligue a luz e os equipamentos eletrônicos, preferencialmente retirando-os da tomada. Os aparelhos que ficam em modo stand-by, com a luz vermelha acessa, continuam consumindo energia, mesmo desligados.

O gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial, Carlos Morais, explica que seguir essas orientações são de extrema importância. “Com o isolamento social, precisamos redobrar a atenção para evitar aumento de consumo, já que as pessoas estão passando mais tempo dentro de casa. Por isso, reforçamos que mesmo neste momento atípico na sociedade, que os alagoanos sigam as orientações da empresa e fiquem atentos aos seus hábitos de consumo”, finalizou o gerente.