Economia

Senac lança programa para apoiar Nordeste e Espírito Santo na retomada do setor Hoteleiro

Projeto inclui vídeos e orientações técnicas a serem disponibilizados aos hotéis

Por Assessoria 10/07/2020 12h09
Senac lança programa para apoiar Nordeste e Espírito Santo na retomada do setor Hoteleiro
Reprodução - Foto: Assessoria

Na próxima segunda-feira (13.7), às 14h30, o Senac promove evento virtual para lançar programa dirigido aos meios de hospedagem brasileiros, visando apoiá-los na retomada das suas atividades, de acordo com os novos protocolos exigidos pelo contexto da Covid-19. O projeto contou com a consultoria do Professor Marcelo Boeger, reconhecido nacionalmente na área de gestão hoteleira e de facilities.

Para auxiliar o setor de Hospitalidade neste novo momento, o Senac também teve que olhar para dentro, investindo rapidamente em capacitação e atualização de suas equipes.  Numa iniciativa do Núcleo de Desenvolvimento Corporativo do Nordeste e Espírito Santo do Senac já foram capacitados 70 docentes desses estados e, somente para os meios de hospedagem, foram 30 participantes.

A iniciativa contou ainda com a produção de 8 vídeos, de até 7 minutos, que servirão para a introdução das diretrizes sanitárias transversais junto aos meios de hospedagem durante o processo de atendimento às empresas. Eles estarão também disponíveis para o setor hoteleiro de todo o País.

O Senac de cada estado irá prestar auxílio às empresas por meio de seus respectivos Programas de Atendimento Corporativo. “Diante da profusão de protocolos que estão sendo divulgados pelos diversos órgãos públicos e Associações de Classe, as empresas necessitam de orientações confiáveis e seguras para investir de maneira assertiva e apropriada às suas características e modelos de negócio”, enfatiza o consultor Marcelo Boeger.

 Os conteúdos abordam Premissas para Distanciamento Social, Higiene Pessoal, Sanitização de Ambientes (Técnicas e Protocolos) do Front Office (recepção, manobristas, mensageiros e concierge); Premissas para a área de Governança (limpeza de quarto ocupado, quarto de check out, gestão de frigobar, áreas comuns, coleta de resíduo sólidos, retirada de enxoval e processamento de roupas); Premissas para a área de A&B - Alimentos e Bebidas (uso de buffet em restaurantes, room service, coffee break, refeitório de colaboradores); Premissas para a área de Lazer (academias, saunas, spas, salão de jogos, piscinas, jacuzzis, esportes de contato, brinquedotecas); Premissas para a área de Eventos (salas de eventos, casamentos, eventos corporativos, sociais e treinamentos empresariais); Comunicação Assertiva para os Colaboradores e Prestadores, bem como Clientes  e Monitoramento das Atividades, check list e garantias para cumprimento dos protocolos.

Cada vídeo tem apresentação e narração do Prof. Marcelo Boeger e profissionais da área de saúde, alternando com imagens e os check lists de processos sanitários obrigatórios. Os temas de Governança são apresentados e narrados por Maria José Dantas, presidente da Associação Brasileira de Governança Hoteleira (ABG). Muito além da hotelaria, o Senac Nordeste está preparando outras equipes até 15 de julho, também com o professor Boeger, para atuarem junto às empresas dos segmentos de bares & restaurantes; beleza (salões de beleza & barbearia); moda e comércio varejista (lojas & boutiques) quanto à aplicação dos novos protocolos sanitários.