Economia

7 de julho de 2020 12:49

Artesãos participam de consultoria online para alavancar vendas

↑ (Foto: Assessoria)

Não é novidade que a pandemia do novo coronavírus tem acelerado o processo de transformação das empresas para o meio digital. As novas ferramentas de venda — e de relacionamento com o cliente — são o foco da consultoria online que o Sebrae em Alagoas está promovendo com o intuito de capacitar artesãos alagoanos para o novo contexto do mercado. A consultoria está sendo realizada por meio do Sebrae Adapte, um programa emergencial completamente gratuito que coloca à disposição das empresas conteúdos voltados ao enfrentamento da crise.

Segundo a analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae em Alagoas, Marina Gatto, a iniciativa da instituição está atendendo, atualmente, 24 artesãos de diversas regiões do estado. “O participante irá aprender a divulgar a sua marca, produtos e serviços usando Instagram, ou seja, os elementos de um perfil na rede voltado para negócios. Ele vai aprender, por exemplo, como divulgar um negócio no Instagram de forma orgânica e como levar seguidores do Instagram para o seu negócio”, explica.

A analista explica que, por meio da consultoria, o Sebrae em Alagoas está ajudando o artesão a alavancar as vendas em meio à crise. “A ideia é que os artesãos possam aplicar as ferramentas apresentadas ao seu negócio para obter maior engajamento no Instagram e um consequente aumento de venda. Muitos artesãos não possuem páginas na internet e nem redes sociais comerciais para venda dos produtos. A intenção é ajudá-los a vender seus produtos de uma forma mais assertiva e, assim, gerar mais renda para o segmento”, destaca.

As consultorias online do programa Sebrae Adapte foram criadas para ajudar empreendedores a repensar processos, reinventar o negócio e se adaptar ao novo contexto do mercado através de soluções em áreas como biossegurança, gestão financeira, vendas e posicionamento digital.

Sandra Cartaxo, da Art’Cétara Ateliê Patchwork, é uma das artesãs beneficiadas com as consultorias do Sebrae Adapte. Para ela, a experiência tem sido proveitosa. “As orientações têm provocado em mim uma grande reflexão a respeito de como utilizar melhor as mídias sociais, da necessidade de criar um espaço de vendas no meio digital e da necessidade de ter um foco mais direcionado para atender esse cliente. Tivemos ótimas dicas sobre Instagram, blog e Facebook, que a gente não pode deixar de alimentar. Com certeza trará bons frutos ao nosso negócio”, relata.

A artesã Vânia Oliveira, Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas, conta que as consultorias estão até estimulando a criatividade e a vontade de produzir. “Foi uma injeção de ânimo na gente. Eu estava meio desanimada por causa da pandemia, mas as consultorias que o Sebrae está me proporcionando abriram a minha mente e me deram estímulo para voltar a produzir. Inclusive, eu não sabia mexer em nada, no Instagram, nessas coisas, mas a consultoria já me ajudou bastante. Nós estamos precisando disso”, ressalta.

O programa Sebrae Adapte é destinado a microempreendedores individuais (MEIs), proprietários de micro e pequenas empresas, produtores rurais com DAP ou artesão com cadastro. Os interessados devem entrar em contato com o Sebrae em Alagoas, utilizando o número 0800 570 0800 ou por meio do WhatsApp (82) 99999-5519, e agendar uma consultoria, com hora marcada, sobre os temas ofertados.

Webinar

Nos dias 23 e 25 de junho, o Sebrae em Alagoas realizou um webinar específico para artesãos interessados em utilizar o Instagram como ferramenta para atrair clientes e impulsionar vendas. O evento digital, que aconteceu em duas etapas, foi disponibilizado gratuitamente na Loja Virtual da instituição.

Atendimento remoto do Sebrae em Alagoas

Mesmo diante do isolamento social, devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o Sebrae. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, Telegram (t.me/sebraealagoas), WhatsApp (82) 99999-5519, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram (@sebraealagoas), Twitter (@sebraealagoas), Facebook (/SebraeAlagoas), Youtube (@sebraealagoas) e o LinkedIn (Sebrae Alagoas).

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH