Economia

Aneel suspende aplicação da revisão tarifária extraordinária da Equatorial Alagoas

Conselho de Consumidores de Energia Elétrica de Alagoas conseguiu a redução de mais de 3%, na tarifa proposta pela Aneel

Por Tribuna Hoje com Assessorias 30/04/2020 17h11
Aneel suspende aplicação da revisão tarifária extraordinária da Equatorial Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria
A diretoria da ANEEL aprovou, na terça-feira (28), os índices da Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) da Equatorial Alagoas Distribuidora de Energia S.A. Em virtude do atual cenário de pandemia de Covid-19, e, conforme solicitação da empresa, a ANEEL suspendeu a aplicação da revisão. O pedido de Revisão Tarifária Extraordinária é prerrogativa concedida às concessionárias que foram submetidas ao processo de desestatização. As novas tarifas entrarão em vigor somente a partir do dia 1º/7/2020 e podem ser conferidas nas tabelas abaixo:

Empresa

Consumidores residenciais - B1

Equatorial Alagoas

8,96%

 

Empresa

Classe de Consumo – Consumidores cativos

Baixa tensão em média

Alta tensão em média (indústrias)

Efeito Médio para o consumidor

Equatorial Alagoas

9,16%

11,68%

9,85%

A Revisão Tarifária Extraordinária da distribuidora foi objeto de consulta pública conduzida pela ANEEL entre os dias 5 de fevereiro e 20 de março de 2020. Os fatores que mais impactaram a revisão foram os custos das atividades de distribuição e transmissão de energia. A concessionária atende 1,1 milhão de unidades consumidoras no Estado de Alagoas. Conselho consegue redução de mais de 3% O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica de Alagoas (CCEDAL) conseguiu a redução de mais de 3%, na tarifa proposta pela Aneel. O último reajuste tarifário ocorreu há mais de sete anos, quando o certo seria de quatro em quatro anos. O CCEDAL também conseguiu que este valor só passará a vigorar a partir de 1 de julho de 2020, quando a data proposta seria de imediato, ou seja, a partir de 01/05/2020.