Economia

Número de turistas na Serra da Barriga cresce 151%

No mercado nacional, os maiores emissores para o Parque são os próprios alagoanos, seguidos dos vizinhos pernambucos, já os paulistas completam o pódio

Por Assessoria 14/02/2020 11h53
Número de turistas na Serra da Barriga cresce 151%
Reprodução - Foto: Assessoria

Berço da cultura negra e quilombola no Brasil, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em União dos Palmares, segue se consolidando como um dos pontos turísticos mais visitados de Alagoas. Prova disso são os dados do fluxo turístico que revelam que o número de turistas cresceu 151% no comparativo entre 2019 e 2018. Mais de 34 mil turistas visitaram a terra de Zumbi e Dandara no ano passado. Já em 2018, o número foi de 13.582 mil.

Ao todo, foram 34 mil 128 visitantes em todo o ano de 2019, sendo 136 estrangeiros. Somente no dia 20 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, o Parque – considerado Patrimônio Cultural do Mercosul - foi visitado por 8 mil pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo.

No mercado nacional, os maiores emissores para o Parque são os próprios alagoanos, seguidos dos vizinhos pernambucos, já os paulistas completam o pódio. No âmbito internacional, os americanos lideram o ranking, seguidos dos argentinos e dos canadenses. Os números são da Fundação Palmares, instituição pública ligada a Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal, que administra o equipamento.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, este crescimento no número de turistas é fruto de um intenso trabalho de promoção e estruturação dos destinos turísticos alagoanos.

“A Serra recebe a cada ano um número ainda maior de turistas, com presença relevante de estrangeiros, interessados em conhecer mais da cultura e gastronomia quilombola. Nós estamos em campo durante todo o ano mostrando que Alagoas é muito mais que sol e praia. Todas as nossas ações e nossos materiais promocionais revelam que a nossa terra é um celeiro de cultura e experiências, e a Serra da Barriga é parte essencial nisto”, pontou Rafael Brito.

Ainda de acordo com o secretário, além do trabalho promocional, os investimentos em infraestrutura turística promovidos pelo executivo estadual também fizeram a diferença para o resultado. “O Governo recentemente entregou uma obra que era o sonho do povo de União dos Palmares durante muitos anos, que é o acesso asfaltado a Serra da Barriga, promovendo maior mobilidade e praticidade para quem busca o destino. Além disso, investimos em sinalização, instalando placas e portais de informação turística por toda a região dos Quilombos. Todo esse trabalho contribuiu para este aumento do fluxo de turistas na região que, certamente, ainda irá crescer muito mais, gerando emprego e renda para a população”, ressaltou Rafael Brito.