Economia

18 de janeiro de 2020 11:28

Premiada e alagoana: cervejaria aposta em edições limitadas

Cerveja artesanal ganhou competição nacional com mais de mil bebidas de todo o mundo antes mesmo de ser lançada

↑ Marco Antônio explica que edições limitadas da Hop Bros começaram a ser produzidas em maio de 2019 (Foto: Adailson Calheiros)

Para os amantes de bebidas, a edição limitada da cerveja artesanal Experiment Barley Wine da cervejaria Hop Bros promete uma experiencia inovadora. A bebida foi lançada neste mês de janeiro, mas antes mesmo do lançamento já ganhou uma premiação nacional.

Imagina uma bebida que antes mesmo do lançamento ganhar prêmio. Foi isto que aconteceu com a cerveja artesanal Experiment Barley Wine da cervejaria alagoana Hop Bros. A edição limitada da bebida foi destaque em uma competição nacional no ano passado.

O proprietário da Hop Bros, cervejaria alagoana que existe desde 2014, Rodrigo Inojosa explica que durante o processo de produção foi retirada uma amostra para a competição, e o resultado, apesar de despretensioso, foi muito positivo.

“Com essa conquista a Hop Bros passou a ser reconhecida nacionalmente como uma das melhores cervejarias do país, algo que nos enche de orgulho em poder mostrar que o Nordeste produz cervejas de altíssima qualidade”, conta entusiasmado.

Então a cervejaria definiu esta como o primeiro lançamento do ano. Uma série especial de uma cerveja que antes mesmo de ser lançada foi campeã em um concurso nacional, onde concorreram mais de 1.000 tipos de cervejas de todo o mundo.

“Uma forma importante de medir a qualidade de suas cervejas é participando de concursos, onde um júri técnico especializado irá avaliar e enviar um relatório indicando a nota para cada aspecto de seu produto.  Enviamos algumas amostras produzidas no decorrer do ano para o CCPOA (Copa da Cerveja de Porto Alegre), um dos 10 maiores concursos cervejeiros do mundo, e fomos agraciados com algumas medalhas, de prata e ouro, assim como a Best of Show com a nossa Experiment Barley Wine (a ser lançada em janeiro), como a melhor cerveja de todo o concurso (mais de 1.400 cervejas de 11 países concorrendo)”, detalha Inojosa.

A cada mês, marca procura lançar um produto especial

A marca tem lançado todos os meses um produto especial. Rodrigo explica que além das cervejas do catálogo eles adicionam outros produtos especiais e temporários.

“Temos três cervejas de linha: Pilsen, APA e IPA, além disso todos os meses lançamos um novo estilo da Linha Experimento, sempre cervejas ousadas e criativas. Lançamos por exemplo uma BRUT pro réveillon, cerveja champanhada”, diz Rodrigo.

Segundo o responsável pela produção da Hop Bros, Marco Antônio, as edições limitadas começaram a ser produzidas em maio de 2019.

“Esse é o nosso oitavo experimento. Começamos com as cervejas especiais em maio e estamos preparando para o próximo ano”, diz Marco Antônio, responsável pela produção.

A primeira cerveja do catálogo da Hop Bros foi um experimento ainda mais rústico: feita no fogão de casa.

“Nossa primeira cerveja foi feita no fogão de casa, uma Witbier, cerveja de trigo feita com casca de laranja, limão siciliano e semente de coentro, isso lá nos idos de 2014. Em 2017 montamos nossa fábrica e nossa primeira cerveja produzida foi a nossa APA (American Pale Ale), que até hoje é uma de nossas cervejas preferidas do público”, detalha.

Rodrigo conta que o trabalho com a Hop Bros surgiu de forma não intencional, apenas para consumo próprio e de amigos. A ideia se espalhou e ganhou agora reconhecimento nacional.

“A Hop Bros surgiu em 2014 da necessidade de produzirmos cervejas especiais, para consumo próprio e de alguns amigos. Com o tempo mais amigos foram pedindo nossas cervejas, ainda de forma caseira, foi quando percebemos que existia uma demanda em nosso mercado para nossos produtos, nos organizamos e montamos nossa fábrica em 2017, onde conseguimos aumentar a produção e expandir para outras regiões”, acrescenta.

Marco Antônio, responsável pela produção detalha que os produtos seguem uma etapa de produção bem definida e criteriosa. Os produtos são disponibilizados para comercialização também em supermercados de Maceió e a cervejaria já esporta para quase todos os estados do Nordeste.

 

Fonte: Tribuna Independente / Texto: Evellyn Pimentel

Comentários

MAIS NO TH