Economia

18 de novembro de 2019 23:32

Feira Agrária do Crédito Fundiário exalta produção agrícola quilombola

Iteral fará edição especial no município de Santana do Mundaú em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra

↑ Reprodução

O mês de novembro é marcado por uma extensa programação em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares (20 de novembro). Em todo o país são desenvolvidas ações que visam a reflexão sobre a importância histórica do Quilombo dos Palmares e a luta dos guerreiros e guerreiras por liberdade e justiça; a valorização das manifestações afroculturais; e a visibilidade da igualdade racial nos mais diversos setores da sociedade.

Com o intuito de exaltar a produção agroecológica das comunidades quilombolas, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) promove nessa terça-feira (19) uma edição especial do projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário. A atividade iniciará às 6h e segue até às 20h, na Rua Silvestre Péricles na cidade de Santana do Mundaú.

As feiras agrárias do Iteral foram iniciadas no ano de 2017, tem percorrido todo o Estado de Alagoas com o objetivo de contribuir para o escoamento da produção e a autoestima dos agricultores familiares. Pela segunda vez, a feira em Santana do Mundaú situado na região Serrana dos Quilombos conta com a parceria da prefeitura municipal e do Instituto Irmãos Quilombola.

De acordo com Leone Silva – assessora técnica dos núcleos quilombolas e indígenas e coordenadora das feiras promovidas pelo Iteral – serão instaladas 20 barracas e 30 feirantes comercializarão frutas, hortaliças, raízes, farinha, doces caseiros, beiju, pé de moleque, mel, artesanato, dentre outros. Estarão presentes quilombolas agricultores, pequenos produtores, assentados do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) e artesãos locais.

A solenidade de abertura programada para às 9h, contará com a presença de várias autoridades municipais e na programação terão apresentações artísticas de estudantes da rede pública de ensino, e ainda, a realização de um bingo totalmente gratuito de um balaio com produtos da agricultura familiar.

Na ocasião, também será lançado o projeto Quarta Verde no município, para promover a feira livre semanal com produtos das hortas agroecológicas das três comunidades remanescentes de quilombo existentes – Jussara, Mariana e Filús – que juntas reúnem cerca de 120 famílias.

Confira a programação cultural:

09:00 – Abertura oficial com apresentação afro (jovens da Secretaria de Assistência Social)

11:00 – Banda fanfarra

15:00 – Maculelê (Escola Municipal Pequeno Príncipe)

15:30 – Cordel Caracterizado

16:00 – Capoeira (Escola Municipal Monsenhor Clóvis Duarte de Barros)

18:00 – Bingo do Iteral – balaio com produtos da agricultura familiar.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH