Economia

10 de setembro de 2019 11:20

Estudantes plantam mudas de árvores em empreendimento que promete sustentabilidade

Condomínio conseguiu licença do IMA para ser construído dentro de Área de Conservação Ambiental

↑ Crianças plantam mudas de árvores nativas dentro de empreendimento (Foto: Edilson Omena)

Uma ação social e ambiental levou 25 crianças estudantes da Escola Municipal Petrolina, em Marechal Deodoro, para plantar mudas de árvores nativas no Povoado Barra Nova na manhã desta terça-feira (10). A atividade foi realizada pela Taboada Incorporadora e Macro Empreendimentos com a participação da Prefeitura Municipal e do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

De acordo com o empresário Luiz Paulo Taboada, ao longo da construção do empreendimento serão plantadas 10 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. “Primeiro as crianças tiveram uma aula educativa com representantes do IMA e em seguida realizaram o plantio das mudas. No local onde o empreendimento está sendo erguido não existia mangue. Temos essa preocupação em preservar o meio ambiente e será um local muito arborizado”, garantiu.

Estudantes de escola municipal recebem aula de educação ambiental do IMA (Foto: Edilson Omena)

A diretora do empreendimento, Andreia Tocchio, explicou que além da plantação as mudas, tornando o condomínio um local com ambiente agradável e fresco, também será realizada coleta seletiva de lixo. “O plantio das árvores é só uma das ações que vamos realizar no empreendimento. Além da preservação do meio ambiente, também vamos priorizar o lado social, capacitando trabalhadores e movimento o comercio local”, explicou.

Além do plantio, também serão entregues os Certificados de Conclusão de Curso da primeira turma do curso de qualificação de Muro de Arrimo. Dos 21 estudantes, 10 já foram contratados para trabalharem na obra do Condomínio Vista Lagoa.

Mais de 3 mil mudas em um ano

Secretário do Meio Ambiente de Marechal Deodoro, Mateus Gonzalez (Foto: Edilson Omena)

O secretário de Meio Ambiente de Marechal Deodoro, Mateus Gonzalez, explicou que a ação faz parte de um programa de reflorestamento do Município. “Nós temos uma previsão de plantar em um ano trinta mil mudas de árvores em Marechal Deodoro, e para isso acontecer temos feito parcerias com condomínios, escolas e com as comunidades. O intuito é recuperar principalmente as matas ciliares e as áreas urbanas também, porque a vegetação arbórea é importante por uma questão e saúde pública”, explicou.

O Condomínio Vista Lagoa fica localizado à margens da AL-101 Sul, na Barra Nova, dentro da Área de Conservação Ambiental (APA) de Santa Rita. Mateus Gonzales explicou que para conseguir a licença de construção, o empreendimento cumpriu uma série de requisitos.

“O empreendimento foi licenciado pelo IMA por ter cumprido uma série de requisitos necessários para poder se instalar dentro da Unidade de Conservação. A obra vem implantando um conceito diferenciado, fazendo paisagismo com espécies nativas e garantindo a sustentabilidade ambiental. Não está sendo realizada só essa ação de reflorestamento, mas também o gerenciamento de resíduos, a coleta seletiva posteriormente que será implantada e este conceito não queremos apenas na APA de Santa Rita, mas em todo o território de Marechal Dedoro”, concluiu o secretário.

Estudante de escola municipal planta muda de árvore nativa dentro de empreendimento (Foto: Edilson Omena)

Fonte: Thayanne Magalhães

Comentários

MAIS NO TH