Economia

3 de setembro de 2019 08:19

Equatorial Energia: “Novo layout facilita entendimento”

Ao TH Entrevista, Patrícia Moraes, executiva da Equatorial, destaca que mudança na conta de energia iniciou há dois meses

↑ (Foto: Jonathan Canuto)

Desde julho, os clientes da Equatorial Energia Alagoas estão recebendo a conta de luz com a nova identidade visual da empresa. O novo layout é mais simples e visa facilitar o entendimento das informações que vão além da data de vencimento e do valor da fatura. O TH Entrevista desta semana recebeu Patrícia Moraes, executiva de Relacionamento com Cliente da Equatorial Alagoas, que explica as mudanças.

“Há dois meses que Equatorial traz essa mudança para os alagoanos. Desde março começamos o planejamento e, em julho, já assumimos com novas nomenclaturas, coloração nova e de fácil entendimento com a marca da empresa, que tem o objetivo de simplificar o entendimento das informações para o cliente”, conta Patrícia.
Segundo a executiva de relacionamento, é bastante comum o cliente confundir o mês em que a conta foi faturada, com a data do vencimento. “Geralmente as pessoas só observavam a data de vencimento e o valor, mas a conta de energia tem muito mais informações que essas duas. Todos os tributos que são cobrados estão discriminados na conta”, explica.

Na nova fatura existe um espaço chamado de “Descrição da Conta”, neste espaço existem informações importantes para o consumidor segundo explica Moraes. “O cliente poderá saber como a sua conta atingiu aquele valor específico. Neste espaço, estão todos os itens faturados: valor do consumo; desconto da Tarifa Social; encargos, como multas e juros; valor da Contribuição de Iluminação Pública (Cosip); custo com emissão de segunda via; além do valor da bandeira tarifária, quando amarela ou vermelha’’.

Embaixo de “Descrição da Conta”, há um espaço para notificação de reaviso de vencimentos. É neste lugar que a Equatorial avisa ao cliente sobre débitos pendentes e do prazo para a realização da suspensão do fornecimento por inadimplência. Outras mensagens importantes são veiculadas nesse espaço, como as datas disponíveis para o vencimento optativo.

O novo layout também traz o histórico de consumo dos últimos 12 meses. Na fatura, o cliente também consegue verificar na parte de “Composição da Conta” o quanto do valor total é pago para a Equatorial diretamente, e quanto dele é referente a tributos, encargos, compra de energia e custos de transmissão. Há também a informação sobre o percentual dos impostos que variam de acordo com o consumo mensal. Para faturas com consumo de até 150kW, são cobrados 17% de ICMS e 1% referente ao Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). Já para quem consome mais de 151kW no mês, é cobrada a alíquota de 27% de ICMS. Os percentuais são estabelecidos pela legislação estadual de Alagoas.

Patrícia lembra ainda de um box de cor laranja, localizado no canto superior direito da fatura. “Neste espaço, encontra-se o Código Único. Ele é o número de registro do imóvel no sistema da Equatorial e deve ser informado à distribuidora para solicitação de qualquer serviço, seja no atendimento presencial ou através da central de atendimento telefônica.

A explicação detalhada dos campos da fatura de energia pode ser acessada no site da Equatorial: www.equatorialalagoas.com.br. Para conferir a entrevista completa acesse o site Tribuna Hoje ou Portal Tribuna no Youtube.

Fonte: Lucas França / Tribuna Independente

Comentários

MAIS NO TH