Economia

18 de julho de 2019 17:59

Oficina de Educação Fiscal passa por escola no Clima Bom

Ação apresenta noções básicas sobre direitos e deveres dos cidadãos a crianças do ensino fundamental da rede pública de Maceió

↑ Monitora realiza dinâmica com crianças da Escola Municipal Zumbi dos Palmares (Foto: Ascom Semec)

A Secretaria Municipal de Economia realizou, nesta quarta-feira (17), mais uma oficina de Educação Fiscal, desta vez com crianças da Escola Municipal Zumbi dos Palmares. A ação apresenta noções básicas sobre direitos e deveres dos cidadãos a crianças do ensino fundamental da rede pública de Maceió, através de atividades lúdicas, abordando o tema “tributos municipais”.

A oficina, que ocorre em parceria com o projeto Guarda Faz Escola, levou para os estudantes do 2º ano do ensino fundamental da escola situada no Conjunto Rosane Collor, no bairro do Clima Bom, noções de cidadania e sobre os principais tributos do município, como ISS, IPTU e ITBI.

“Acho muito válida essa iniciativa da Prefeitura de Maceió, em promover essa ação na nossa escola. Dá oportunidade aos alunos de terem contato com um tema que não é tão comum no dia-a-dia deles”, afirmou Jhones Stêffanny Marcelino, professor da turma que recebeu a oficina de educação fiscal.

Durante a dinâmica, as crianças debatem as necessidades das regiões onde moram, sendo incentivadas a entender quais destas ações são responsabilidades do município. Eles aprendem ainda a importância de participar na manutenção dos bens públicos, como praças, ruas, praias e a própria escola onde estudam.

A monitora do programa Educação Fiscal, Danielle Monteiro, destaca a participação dos alunos em destacar ações necessárias para seu bairro, e a compreensão, apesar da pouca idade, sobre a importância dos impostos. “Nesta oficina, em especial, os alunos trouxeram sugestões de benfeitorias em seus bairros, sabendo que só são possíveis graças ao pagamento dos tributos. Isto demonstra que as crianças, mesmo estando na faixa de oito a nove anos, já entendem a importância dos impostos para a promoção de obras de infraestrutura e melhorias dos serviços prestados aos cidadãos maceioenses” salientou.

Ao final das dinâmicas, que contou com música, jogos e muita interações, os alunos receberam brindes educativos, com caça-palavras na temática de tributos e cidadania.

O projeto Guarda Faz Escola conta ainda com a participação diversas secretarias e órgãos municipais, e além da ação promovida pelo Programa Educação Fiscal, levou música, brincadeiras, histórias, jogos, informações diversas e muita animação.

Estão previstas para acontecer até o final do ano, em parceria com o projeto da Guarda Municipal, oficinas em mais quatro escolas públicas de Maceió.

Fonte: Ascom Semec

Comentários

MAIS NO TH