Ciência e Tecnologia

Chega ao Brasil o 1º sistema de Wi-Fi distribuído

Por Olhar Digital 15/09/2017 11h25
Chega ao Brasil o 1º sistema de Wi-Fi distribuído
Reprodução - Foto: Assessoria

A TP-Link lançou o Deco M5, o primeiro sistema de Wi-Fi "mesh" a chegar ao Brasil. Em vez de um roteador, o sistema "mesh" do Deco M5 usa três dispositivos que conversam entre si e que podem ser colocados em diversos pontos da casa, por exemplo, para dar boa cobertura de rede a todos os cômodos. 

Com as três unidades incluídas, a TP-Link promete uma boa cobertura de rede em uma área de até 450 metros quadrados. No entanto, os sistema pode ser expandido para até dez unidades caso seja necessário cobrir uma área maior. Ele consegue transmitir nas frequências de 2,4 GHz e de 5 GHz, e promete velocidades de até 400 Mbps. 

Tecnologia Mesh

Em outros países, produtos de Wi-Fi "mesh" já são relativamente comuns; até o Google tem um deles. Quando o usuário sai da área de cobertura de uma das unidades e entra na da outra, o dispositivo começa a receber o sinal da outra unidade sem precisar mudar de rede. Isso é possível graças a uma tecnologia de roteamento adaptativo da TP-Link, e torna o sistema extremamente útil para quem costuma usar celulares ou notebooks em diversos cômodos da casa.

Fora isso, o Deco M5 incluem funções de segurança como Firewall, controle de dispositivos que podem acessar a rede e controle remoto seguro da rede por meio de um aplicativo da empresa. O aplicativo também ajuda a configurar a rede doméstica. Também é possível monitorar o uso da rede por meio das ferramentas de controle parental do dispositivo. 

Esses recursos todos, no entanto, vêm com um preço. O Deco M5 está à venda com exclusividade nas lojas Kalunga e Nagem; o kit com três unidades de roteamento sai por R$ 1.600. A empresa ainda não informou quanto custarão as unidades avulsas do produto.