Economia

13 de abril de 2019 00:30

Diesel fecha semana com alta de 0,06% nos postos, diz ANP; gasolina sobe 1%

Leve avanço veio apesar de a Petrobras ter mantido o preço do combustível estável nas refinarias desde 22 de março

↑ Foto: Reprodução

O preço médio do diesel, combustível mais comercializado do Brasil, subiu 0,06 por cento nos postos brasileiros nesta semana frente à anterior, para 3,551 reais por litro, mostraram dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta sexta-feira.

O leve avanço veio apesar de a Petrobras ter mantido o preço do combustível estável nas refinarias desde 22 de março.

A estatal chegou a anunciar na véspera alta de 5,7 por cento a partir desta sexta-feira, mas recuou após pedido de esclarecimentos do governo. Em comunicado, a companhia disse que a União demonstrou preocupação com o impacto do aumento sobre os caminhoneiros, que vêm ameaçando uma paralisação, mas defendeu que a manutenção dos preços teve como base “avaliação técnica”.

Segundo uma fonte do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro teria ligado para o CEO da Petrobras para pedir um reajuste menor. O próprio Bolsonaro disse a jornalistas nesta sexta-feira que “convocou” executivos da estatal a explicarem o movimento dos preços, com uma reunião sobre o tema agendada para terça-feira.

Já a gasolina fechou a semana com alta de 1,01 por cento nos postos, a 4,402 reais por litro, também em contraste com os preços nas refinarias da Petrobras, que se mantêm estáveis desde 5 de abril.

O repasse de preços ao consumidor final depende da estratégia comercial das distribuidoras e revendedoras, do valor do etanol anidro misturado à gasolina, dentre outros fatores.

O etanol, concorrente da gasolina nas bombas, recuou 0,34 por cento na semana, para 2,908 reais por litro.

Fonte: Reuters

Comentários

MAIS NO TH