Economia

16 de julho de 2018 11:58

Encontro debate situação de 63 milhões de inadimplentes

Evento terá debates e palestras sobre educação financeira

↑ São muitos fatores que contribuem para o endividamento, mas o principal deles é a falta de entendimento do uso correto do dinheiro

O cenário de inadimplência no Brasil segue trazendo números alarmantes. De acordo com os últimos dados divulgados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o número de inadimplentes chegou a 63,29 milhões no mês de maio. Os dados por setor credor indicam um crescimento de 6,42% nas dívidas bancárias, que incluem cheque especial, cartões de crédito, empréstimos e financiamentos.

São muitos fatores que contribuem para que isso ocorra, mas o principal deles é a falta de entendimento do uso correto do dinheiro, por isso a Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN),  realiza o primeiro Encontro Nacional de Educação Financeira, no dia 19 de Julho, quinta-feira, no Hotel San Marco, em Brasília (DF). A proposta é debater as causas da inadimplência e mostrar como a educação financeira pode combater esse problema.

Das 14h às 20h, o evento contará com uma cronograma especial para discutir o tema, trazendo debates, painéis e palestra para mostrar a importância do assunto para a população brasileira. O encontro é aberto ao público com entrada gratuita mediante inscrição.

“O encontro acontece em um momento no qual a educação financeira está ganhando mais visibilidade com importantes iniciativas públicas (ENEF) e também no campo privado (DSOP). Sabendo disso, queremos mostrar a relevância desse tema, não só para as crianças, mas também para as famílias, que hoje se encontram em uma situação de endividamento preocupante”, analisa o Presidente Reinaldo Domingos.

Serão três conversas para abranger todas as esferas de atuação da educação financeira.

No primeiro Painel será discutida a obrigatoriedade do ensino de educação financeira na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), resolução que irá preparar as nossas crianças para uma vida financeira mais saudável e ampliará os horizontes da educação financeira do País.

Já no Painel 2, um debate sobre os investimentos da aposentadoria para saber como potencializar e poupar dinheiro para o futuro, uma grande preocupação atual dos brasileiros.

O encontro contará ainda com uma conversa sobre o novo papel das empresas no universo da educação financeira e se encerra com uma palestra dos membros da Diretoria ABEFIN.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site (https://info.dsop.com.br/encontro-nacional-abefin) ou no local do evento, que é gratuito.

 

Cronograma

14h | Abertura

14h30 | Painel 1: BNCC e Educação Financeira: uma nova obrigatoriedade
Mediador: Reinaldo Domingos
– Lauri Cericato, Ana Rosa Vilches, Andressia Clara Borges (Rede Alub), Andretti Pierre Santos do Nascimento (Colégio La Salle)
16h | Painel 2: Investimentos e Aposentadoria – Como potencializar e poupar seu dinheiro no cenário atual?
Mediador: Reinaldo Domingos
com Mauro Calil (Academia do Dinheiro), Marcos Aurélio Pinto (Mutuoprev), Lorelay Lopes (Embracon)
17h30 | Coffee Break
17h45 | Painel 3: O novo papel das empresas no universo da Educação Financeira
Mediador: Arthur Lemos
com Reinaldo Domingos (Abefin), Edward Claudio Jr. (DSOP), Eduardo Coelho (educador financeiro) e Fernanda Chidem da Costa (Sicredi)
19h15 | Diretoria Abefin
20h | Encerramento

Encontro Nacional de Educação Financeira

Data: 19 de Julho de 2018
Horário: das 14h às 20h
Local: Hotel San Marco – SHS Q. 05 BLOCO C – Setor Hoteleiro Sul – Asa Sul, Brasília/DF

Inscrições: No local ou https://info.dsop.com.br/encontro-nacional-abefin

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH