Economia

24 de abril de 2018 11:58

Alagoas Previdência adere a programa de certificação federal

Pró-Gestão RPPS foi criado em 2015 e tem por objetivo incentivar os regimes próprios a adotarem melhores práticas de administração

↑ Roberto Moisés afirmou que a adesão vai gerar reconhecimento e dar continuidade às boas práticas de gestão (Foto: Lílian Tourinho)

A Alagoas Previdência adere oficialmente ao Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Pró-Gestão RPPS).

Para o presidente da autarquia alagoana, Roberto Moisés dos Santos, a adesão de Alagoas ao Pró-Gestão é muito positiva. “A adesão vai gerar reconhecimento  e vai dar continuidade às boas práticas de gestão, atestando a qualidade, a funcionalidade dos serviços e os processos produtivos adotados pelo controle interno, governança corporativa e educação previdenciária”, disse Roberto.

O presidente anunciou ainda a criação de uma comissão que irá coordenar os trabalhos da inserção do Pró-Gestão RPPS na Alagoas Previdência.

PRÓ-GESTÃO

O Pró-Gestão RPPS, Portaria MPS 185/2015, alterada pela Portaria MF nº 577/2017 e aprovada pela Portaria SPREV nº 3/2018, foi criado em 2015 e tem por objetivo incentivar os RPPS a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária, que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.

O manual do programa, disponibilizado pelo Ministério da Previdência Social, detalha as ações a serem verificadas em três dimensões – controles internos, governança corporativa e educação previdenciária – e estabelece critérios para a habilitação e credenciamento das entidades que serão responsáveis pela concessão da certificação institucional aos RPPS que demonstrarem ter adotado boas práticas de gestão, segundo os níveis de avaliação estabelecidos.

Fonte: Agência Alagoas

Comentários

MAIS NO TH