Economia

Dólar cai sobre real nesta sexta com certo alívio sobre alta de juros nos EUA

Dólar futuro tinha queda de cerca de 0,50 por cento no final da tarde

Por Reuters 09/03/2018 18h57
Dólar cai sobre real nesta sexta com certo alívio sobre alta de juros nos EUA
Reprodução - Foto: Assessoria

O dólar fechou em queda frente ao real nesta sexta-feira, interrompendo dois pregões de alta, com os investidores respirando um pouco mais aliviados após novos dados sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos aliviarem temores de que os juros poderiam subir com mais força na maior economia do mundo.

O dólar recuou 0,40 por cento, a 3,2514 reais na venda, após bater 3,2692 reais na máxima do dia. Na semana, moeda norte-americana acumulou leve alta de 0,02 por cento.

O dólar futuro tinha queda de cerca de 0,50 por cento no final da tarde.

“Aparentemente, os investidores estrangeiros não vão sair daqui (mercados brasileiros)”, afirmou o gerente de câmbio da corretora Fair, Mário Battistel.

Nesta manhã, foi divulgado que a criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos saltou em fevereiro, maior aumento em mais de um ano e meio, mas a desaceleração nos ganhos salariais apontou para aumento gradual da inflação este ano.

Isso ajudou a trazer certo alívio nas visões de que o Federal Reserve, banco central norte-americano, vai elevar os juros mais rápido do que o previsto. Juros maiores nos Estados Unidos tendem a atrair recursos aplicados em outras praças financeiras, como o Brasil.

O Fed indica, até agora, que deve elevar as taxas de juros três vezes neste ano, com amplas apostas dos agentes econômicos de que o primeiro movimento ocorrerá neste mês. Dados econômicos recentes dos Estados Unidos vieram mais fortes que o esperado, alimentando temores de que os juros poderiam subir mais rápido e não mais em ritmo “gradual” indicado pela autoridade monetária.

No exterior, o dólar tinha leves variações sobre uma cesta de moedas e recuava frente a moeda de países emergentes, como o peso chileno.

O Banco Central brasileiro não anunciou intervenção para o mercado cambial nesta sessão, por enquanto. Em abril, vencem 9,029 bilhões de dólares em swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda de dólares no mercado futuro.