Economia

União vende à Petrobras 500 mil barris de petróleo da área de Mero

Expectativa da União é arrecadar 1 bilhão de reais neste ano com operações

Por Reuters 06/03/2018 01h20
União vende à Petrobras 500 mil barris de petróleo da área de Mero
Reprodução - Foto: Assessoria
A Pré-Sal Petróleo S.A concretizou em nome da União a venda de 500 mil barris de petróleo à Petrobras (PETR4.SA), em produção extraída da área de desenvolvimento de Mero, na reserva de Libra, disse nesta segunda-feira a companhia criada para representar o governo na gestão de contratos em regime de partilha na região do pré-sal.

A negociação, que envolve duas cargas com previsão de embarque para março e abril de 2018, é a primeira realizada diretamente pela PPSA, empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

“Essa operação de venda de óleo da União é o primeiro resultado concreto do modelo de partilha no Brasil. Os recursos arrecadados serão destinados ao Fundo Social e às áreas de educação básica e saúde. A sociedade é, portanto, beneficiária direta dessa venda”, disse em nota o presidente da PPSA, Ibsen Flores.

A empresa disse que a carga foi oferecida em um processo competitivo para petroleiras com a capacidade logística necessária, e que a Petrobras ofereceu a melhor oferta de preço.

Uma nova oferta ao mercado para a venda de mais 500 mil barris de petróleo de Mero deverá ser realizada até junho, segundo Flores.

“No segundo semestre, a expectativa é de que seja iniciada também a comercialização de petróleo dos campos de Sapinhoá e Lula”, adicionou a PPSA.

A empresa pode comercializar a fatia de petróleo e gás natural atribuída à União nos contratos de partilha diretamente ou por meio de um agente comercializador, segundo a legislação.

A expectativa da União é arrecadar 1 bilhão de reais neste ano com as operações geridas pela PPSA.