Economia

Bolsas recuam nos EUA com temor de investidores sobre aprovação de reforma tributária

Dow Jones caiu 0,31 por cento, encerrando a 24.508 pontos

Por Reuters 14/12/2017 20h57
Bolsas recuam nos EUA com temor de investidores sobre aprovação de reforma tributária
Reprodução - Foto: Assessoria

Os principais índices acionários dos Estados Unidos caíram nesta quinta-feira, com o S&P 500 apresentando a maior queda em um mês, com temores dos investidores em relação a potenciais obstáculos à reforma tributária dos republicanos mais que obscurecendo o otimismo com fortes dados do varejo.

O índice Dow Jones caiu 0,31 por cento, encerrando a 24.508 pontos, o S&P 500 recuou 0,41 por cento, para 2.652 pontos e o Nasdaq Composite teve queda de 0,28 por cento, para 6.856 pontos.

Embora os republicanos tenham chegado a um acordo sobre a legislação tributária na quarta-feira, os senadores republicanos Marco Rubio e Mike Lee disseram nesta quinta-feira que não apoiariam o projeto sem mudanças para créditos tributários para crianças.

Conforme o veloz projeto republicano evolui, ele tem se inclinado a beneficiar empresas e contribuintes abastados, uma tendência que assessores disseram em particular que está se tornando preocupação crescente para alguns parlamentares. Os investidores se preocupam que as ações podem cair se o projeto não passar.

As ações caíram mesmo com as vendas do varejo nos EUA aumentando mais que o esperado em novembro, com a temporada de compras de fim de ano se iniciando rapidamente, o que aponta para um crescimento sustentado na economia dos EUA.

“O medo de que não consigam aprovar o projeto de reforma tributária pode ser a causa da queda do mercado, apesar das fortes vendas do varejo e outros dados econômicos positivos”, disse a analista sênior de pesquisas de equity da Fort Pitt Capital Group Kim Forrest.