Economia

Preços do petróleo sobem após Opep e países produtores decidirem estender cortes

Brent fechou em alta de 0,46 dólar, ou 0,7 por cento, a 63,57 dólares por barril

Por Reuters 30/11/2017 20h40
Preços do petróleo sobem após Opep e países produtores decidirem estender cortes
Reprodução - Foto: Assessoria

Os preços do petróleo subiram nesta quinta-feira após produtores da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e países não membros liderados pela Rússia concordarem em estender os cortes de produção até o fim de 2018, enquanto ainda sinalizam que poderão interromper o acordo mais cedo caso o mercado superaqueça.

O atual acordo da Opep e de produtores de fora do grupo como a Rússia corta 1,8 milhão de barris por dia do mercado em uma tentativa de enfrentar o excedente global e impulsionar preços.

O acordo deveria expirar em março, mas nesta quinta-feira o ministro de Energia saudita, Khalid al-Falih, disse a repórteres que os cortes continuariam por mais nove meses.

“A Opep estender o corte de produção até o fim de 2018 era amplamente antecipado; no entanto, sugestões de que tanto Nigéria quanto Líbia decidiram limitar a produção é um sinal altista”, disse Abhishek Kumar, analista sênior de energia da Global Gas Analytics da Interfax Energy.

No entanto, as reações de preços foram pequenas, com muitos analistas dizendo que a extensão de nove meses já estava precificada.

O petróleo Brent fechou em alta de 0,46 dólar, ou 0,7 por cento, a 63,57 dólares por barril. O petróleo dos EUA encerrou em alta de 0,10 dólar, ou 0,2 por cento, a 57,40 dólares por barril.