Economia

Índice europeu de ações recua ao menor nível em 8 semanas

Queda em ações de commodities levaram os mercados à sétima sessão seguida de perdas; ações da Airbus subiram após notícia de encomenda

Por Reuters 16/11/2017 17h59
Índice europeu de ações recua ao menor nível em 8 semanas
Reprodução - Foto: Assessoria

A queda das ações de commodities e um movimento de realização de lucros levaram as ações europeias a uma mínima de oito semanas nesta quarta-feira (15), na sétima sessão consecutiva de perdas, mas a Airbus subiu com força após receber uma encomenda recorde.

O índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,49%, seu menor nível desde 20 de setembro.

Esta foi a sétima sessão de perdas consecutivas do índice, a maior série de queda desde outubro de 2016, quando os mercados caíram com a eleição presidencial dos Estados Unidos.

O preço do petróleo caiu por causa de preocupações com as perspectivas de demanda, e os preços mais baixos dos metais pesaram sobre ações de mineração e energia, como Rio Tinto e Royal Dutch Shell.

Ações da Airbus em alta

Do lado positivo, a Airbus subiu 2,4%, proporcionando o maior impulso aos ganhos do índice.

O pioneiro da aviação comercial Bill Franke fez um pedido recorde para 430 aviões da família A320neo em um negócio de US$ 49,5 bilhões a preços de tabela, que marca uma reviravolta dramática para a Airbus, que estava atrás da Boeing na concorrência por pedidos.

O negócio é um dos maiores em volume da indústria e a maior encomenda de aviões recebida pela Airbus de um único lote.