Economia

Diretoria do Sincor de Alagoas vai a Brasília contra seguros piratas

Comitiva participou de audiência púbnlica na Câmara dos Deputados

Por Fonte: Assessoria 24/10/2017 16h19
Diretoria do Sincor de Alagoas vai a Brasília contra seguros piratas
Reprodução - Foto: Assessoria

A diretoria do Sindicato dos Corretores de Seguros de Alagoas (Sincor-AL) integrou a comitiva que participou na manhã desta terça-feira (24), da Audiência Pública na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), sobre o projeto de Lei (PL) 3931. A sessão que teve a presença do presidente do Sincor-AL, Edmilson Ribeiro e os diretores Alfredo Júnior e Gustavo Humaitá, debateu o projeto do deputado Federal Lucas Vergílio, que trata sobre a proibição da venda de seguros por associações e cooperativas que atuem na marginalidade.

Muito confiante com a mobilização, o presidente do Sincor-AL disse que a categoria está unida, para que a PL3931 seja aprovada. “Essa audiência representa a força do mercado de seguro no país. Estamos todos lutando contra essa prática de produtos piratas, que coloca em risco o consumidor. Conseguimos reunir em Brasília para essa audiência, com representantes de sindicatos de todo o Brasil. Isso é muito importante”, colocou.

Segundo Edmilson Ribeiro essa prática ilegal da proteção veicular começou em Minas Gerais, mas tem se alastrado por todo o país, inclusive na região Nordeste. “Estamos todos sendo afetados pela presença desses piratas. Eles são um mercado predador, que na hora da contratação do serviço oferece boas condições, mas na prática acaba lesando o consumidor. Isso começou numa região, mas já está por toda parte e tem que ser combatido no país inteiro. Estamos dispostos a lutar. Seguro tem que ser feito com corretor e companhia de seguro”, afirmou.

O presidente do Sincor-AL foi taxativo ao falar que para vender seguro existem regulamentados que dão garantias ao consumidor, diferente dos produtos de “seguro pirata”. “O seguro marginal, não tem nenhuma Lei regulamentado, nada que venha em caso de sinistro garantir que o dono do carro receba. Isso não é seguro, é prejuízo para o consumidor. Toda população deve evitar fazê-lo. Por isso, também estamos numa campanha de conscientizar contra a proteção veicular”.

NOVA AUDIÊNCIA

No início de novembro, no dia 9, a diretoria do Sincor-AL deve voltar para Brasília, para participar de mais uma Audiência Pública sobre a PL 3931. Dessa vez, será a vez de representantes da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e Resseguros (Fenacor) e Superintendência de Seguros Privados no Distrito Federal (Susep) falarem sobre o tema.

“A mobilização continua. Vamos retorna a Brasília com força total, para conquistar a aprovação da PL, dessa forma vamos acabar com esse tipo de proteção veicular. Isso só traz resultado positivo para o corretor, para a companhia, e principalmente para o nosso cliente, já que o nosso objetivo é cuidar do nosso cliente, para que eles não sejam lesados”, completou.