Economia

Bovespa cai nesta terça após recordes recentes, de olho em política

Na véspera, Ibovespa avançou 0,31%, a 75.990 pontos, 5º recorde de fechamento nas últimas 6 sessões

Por Fonte: G1 19/09/2017 15h28
Bovespa cai nesta terça após recordes recentes, de olho em política
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da bolsa paulista opera em queda nesta terça-feira (19), mas ainda acima de 75 mil pontos, com investidores evitando grandes apostas após os ganhos recentes que levaram a máximas recordes, e de olho na cena política.

Às 13h04, o Ibovespa caía 0,76%, a 75.412 pontos.

As ações da JBS passaram a cair, revertendo os ganhos registrados mais cedo, após recuar na véspera 3,95%, a R$ 8,50 o papel, com a decisão do conselho de administração da maior processadora de carne do mundo de escolher José Batista Sobrinho como presidente-executivo, no lugar do seu filho Wesley, preso em investigação de insider trading (uso indevido de informações privilegiadas para lucrar no mercado financeiro), e em meio a disputa travada entre o BNDES e a família Batista.

A Vale estava entre as principais pressões negativas, seguindo o movimento dos contratos futuros do minério de ferro na China. Usiminas, CSN e Gerdau também se destacavam entre as perdas do dia.

Entre os papéis com peso importante na composição do índice, Bradesco e Itaú Unibanco caíam. A Petrobras reverteu os ganhos e também recuava, conforme as cotações do petróleo no mercado internacional também invertiam o sinal para o negativo, segundo a Reuters.

Política e cenário externo

Segundo a Reuters, embora o noticiário político esteja mais tranquilo nesta sessão, participantes do mercado esperam para quarta-feira a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a mais recente denúncia contra o presidente Michel Temer, o que alimentava um sentimento de cautela.

A agência ainda destaca que investidores também evitavam grandes movimentos antes da decisão de política monetária do banco central dos Estados Unidos, na quarta-feira. A expectativa predominante é pela manutenção dos juros, mas com a possibilidade de o Federal Reserve (Fed) anunciar os planos para diminuição de seu balanço.

"É esperado o início da redução de seu balanço patrimonial e a janela de alta de juros para dezembro deve permanecer aberta", escreveram analistas da corretora Lerosa Investimentos, acrescentando, no entanto, que não há indicação de que a inflação vai amparar este movimento.

Último pregão

Na véspera, o Ibovespa avançou 0,31%, a 75.990 pontos. Na máxima do dia, o índice subiu a 76.403 pontos, novo recorde intradia. O principal índice da bolsa renovou sua máxima histórica - foi o 5º recorde de fechamento nas últimas 6 sessões.

Segundo a Reuters, a alta foi sustentada pelo cenário externo favorável a ativos de risco diante do alívio de investidores com o quadro político interno brasileiro.

Com a alta de segunda-feira, o Ibovespa acumula alta de 26,17% no ano.

Segundo a provedora de informações financeiras Economatica, os valor de mercado das empresas com ações negociadas na B3 superou pela primeira vez os R$ 3 trilhões.