Economia

Bovespa oscila após altas recentes nesta quarta, de olho em política

Na véspera, índice subiu 0,33%, aos 74.787 pontos, atingindo novo patamar recorde

Por Fonte: G1 14/09/2017 16h28
Bovespa oscila após altas recentes nesta quarta, de olho em política
Reprodução - Foto: Assessoria

O principal índice da bolsa paulista opera com leves oscilações nesta quinta-feira (14), após fechar em máximas recordes nos três pregões anteriores, com investidores de olho no cenário político em meio à expectativa de uma nova denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer.

Às 16h22, o Ibovespa caía 0,19%, a 74.648 pontos.

O quadro político ainda emite sinais de alerta, com denúncias e investigações que podem voltar a atrasar a adoção das medidas, principalmente as econômicas, segundo a Reuters.

Nesta madrugada, a Câmara dos Deputados adiou, por falta de acordo entre os deputados, a votação da PEC da reforma política que estabelece um novo sistema eleitoral para a escolha de deputados e vereadores em 2018 e 2020 e cria um fundo para financiamento de campanhas.

Enquanto as denúncias e investigações despertam cautela e preocupações sobre seus impactos na política, o noticiário econômico segue favorável, corroborado nesta manhã por números da atividade econômica do país, que cresceu mais do que o esperado.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), teve alta de 0,41% em julho ante junho, acima da expectativa em pesquisa Reuters, de avanço de 0,10%.

Destaques

A Vale caía 1,19%, em linha com o movimento dos futuros do minério de ferro na China, que caíram 5,8% na bolsa de Dalian. O recuo das ações da mineradora pressionava ainda os papéis da holding Bradespar PN, que cediam 4,52% e lideravam as perdas do Ibovespa.

A JBS ON avançava 4,59%, liderando a ponta positiva do Ibovespa, diante das expectativas pela troca de comando da empresa, após a prisão do presidente-executivo Wesley Batista. O conselho de administração da produtora de alimentos se reuniu na véspera para receber informações da administração da companhia, após a prisão do executivo, mas o assunto sucessão no comando da JBS será discutida futuramente, disse uma fonte à Reuters.

A Petrobras PN subia 0,4%, em sessão de ganhos para os preços do petróleo no mercado internacional.

Último pregão

Na véspera, o índice subiu 0,33%, aos 74.787 pontos, atingindo novo patamar recorde. Nos últimos dois pregões, a Bovespa já tinha atingido sua pontuação máxima - 74.538 pontos na terça e 74.319 pontos na segunda.

Perspectivas

Segundo analistas ouvidos pelo G1, a tendência para o Ibovespa continua de alta, mas é de se esperar um recuo de algumas semanas nos próximos meses em meio a um processo natural de ajuste e embolso de lucros.

Entre os principais fatores que explicam a alta da Bovespa, estão:

Liquidez internacional elevada em meio a taxas de juros baixas nos EUA. Ou seja, o cenário externo segue favorável para o maior apetite ao risco e para o fluxo de capital estrangeiro em países como o Brasil

Perspectiva de continuidade de queda da taxa básica de juros (Selic), que reduz a atratividade de aplicações em renda fixa e aumenta a busca por ativos de maior risco como ações

Sinais de recuperação gradual da economia, o que melhora a perspectiva em relação ao resultado das empresas de capital aberto

Dólar em queda, o que reduz o o custo de importação de insumos e melhora as margens de lucros das empresas

Expectativa de avanço da agenda de reformas do governo Temer no Congresso

Recuperação do preço de commodities como petróleo e minério de ferro no mercado internacional, que impacta na valorização dos papeís de empresa como Vale e Petrobras.