Economia

Concursos: veja calendário de provas marcadas até dezembro de 2017

Candidato deve verificar datas para não ter exames no mesmo dia; há seleções abertas para vagas na Petrobras, DPU e TST

Por G1 13/09/2017 07h58
Concursos: veja calendário de provas marcadas até dezembro de 2017
Reprodução - Foto: Assessoria

Os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro reservam algumas provas de concursos importantes para candidatos que buscam uma vaga no serviço público. Defensoria Pública da União (DPU), Petrobras e Tribunal Superior do Trabalho (TST) estão entre os órgãos que têm provas agendadas. O candidato deve prestar atenção para não se inscrever para seleções feitas no mesmo dia.

CONFIRA AQUI A LISTA COMPLETA DE CONCURSOS E OPORTUNIDADE Veja as dicas de estudo da Lia Salgado

O ano de 2017 foi de poucos concursos públicos, mas ainda há oportunidades nas esferas estadual e municipal e no poder judiciário. "O atual momento de crise é cíclico. Até o início dos anos 2000 o número de servidores era reduzido e os vencimentos muito aquém dos merecidos. Houve uma valorização nos últimos 10 a 12 anos, mas voltamos ao momento ruim", afirma Cláudio Freitas, professor do Qconcursos.com.

Para ele, com a recuperação da economia e a necessidade de maior eficiência no serviço público, a realização dos concursos tende a aumentar em breve.

O G1 fez um levantamento com as datas de aplicação das provas de órgãos federais, polícias civil e militar de vários estados, outros órgãos estaduais no país, prefeituras de capitais e departamentos do Judiciário.

Veja abaixo a lista com os concursos com provas marcadas para setembro, outubro, novembro e dezembro. Clique no link em vermelho para acessar as reportagens e os editais:

SETEMBRO

17/09

Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Secretaria de Educação de Mato Grosso Tribunal de Contas de Pernambuco Universidade Estadual do Piauí (Uespi)

24/09

Defensoria Pública da União (DPU) Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP Tribunal de Justiça de Minas Gerais

OUTUBRO

01/10

Conselho Regional de Biologia da 7ª Região, no Paraná Conselhos Regionais dos Técnicos em Radiologia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) Petrobras Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará08/10 Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul Secretaria de Educação de Santa Catarina

15/10

Companhia de Desenvolvimento de Roraima Conselho Regional de Administração de Santa Catarina Tribunal de Justiça de Pernambuco

22/10

Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal Governo de Rondônia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Ministério Público da Bahia Procuradoria-Geral de Sergipe Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, no Ceará Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

28/10

Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas

29/10

Defensoria Pública do Acre Polícia Militar de Alagoas Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul Universidade Federal da Bahia (UFBA) Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

NOVEMBRO 

18/11

Defensoria Pública de Alagoas

19/11

Conselho Federal de Farmácia Tribunal de Justiça de Goiás Tribunal Regional Federal da 5ª Região Tribunal Superior do Trabalho (TST) Universidade Federal do Ceará

26/11

Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro Tribunal Regional Federal da 1ª Região

DEZEMBRO

03/12

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins

 

10/12

Câmara Legislativa do Distrito Federal