Economia

Bovespa tem leves variações nesta quarta, após dois recordes seguidos

Na véspera, Ibovespa fechou em alta de 0,3%, a 74.538 pontos

Por Fonte: G1 13/09/2017 16h31
Bovespa tem leves variações nesta quarta, após dois recordes seguidos
Reprodução - Foto: Assessoria

Após renovar a máxima histórica de fechamento por dois dias seguidos, o principal índice da bolsa paulista opera com leves variações nesta quarta-feira (13), mas ainda acima de 74 mil pontos, com investidores adotando cautela diante do cenário local, após o presidente Michel Temer voltar a ser alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal e depois da prisão do presidente-executivo da JBS, Wesley Batista.

Às 12h44, o Ibovespa subia 0,01%, a 74.543 pontos.

As ações da JBS operavam em alta na bolsa de valores de São Paulo ao redor de 0,2% por volta de 12h40, acima das variações do Ibovespa, com os investidores avaliando o impacto da prisão do presidente da empresa, Wesley Batista, como parte de uma investigação sobre suspeita de uso de informação privilegiada para obter lucros no mercado financeiro. No início do pregão, a ação chegou a cair 1,73%, segundo a Reuters.

Estre as principais quedas do dia, Vale e Gerdau e CSN recuavam ao redor de 2%.

Último pregão

O Ibovespa fechou em alta de 0,3%, a 74.538 pontos na véspera. Na máxima do dia, o índice subiu 1,36% e renovou a máxima recorde intradia, aos 75.332 pontos. Com a alta de terça, o índice acumula no ano valorização 23,7%.

Perspectivas

Segundo analistas ouvidos pelo G1, a tendência para o Ibovespa continua de alta, mas é de se esperar um recuo de algumas semanas nos próximos meses em meio a um processo natural de ajuste e embolso de lucros.

Entre os principais fatores que explicam a alta da Bovespa, estão:

Liquidez internacional elevada em meio a taxas de juros baixas nos EUA. Ou seja, o cenário externo segue favorável para o maior apetite ao risco e para o fluxo de capital estrangeiro em países como o Brasil Perspectiva de continuidade de queda da taxa básica de juros (Selic), que reduz a atratividade de aplicações em renda fixa e aumenta a busca por ativos de maior risco como ações Sinais de recuperação gradual da economia, o que melhora a perspectiva em relação ao resultado das empresas de capital aberto Dólar em queda, o que reduz o o custo de importação de insumos e melhora as margens de lucros das empresas Expectativa de avanço da agenda de reformas do governo Temer no Congresso Recuperação do preço de commodities como petróleo e minério de ferro no mercado internacional, que impacta na valorização dos papeís de empresa como Vale e Petrobras