Economia

Inflação cai em agosto, e acumulado do ano é o menor desde 1994

Acumulado no ano foi de 1,62%, menor índice para um mês de agosto desde a implantação do Plano Real (1994)

Por Fonte: G1 06/09/2017 17h58
Inflação cai em agosto, e acumulado do ano é o menor desde 1994
Reprodução - Foto: Assessoria

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,19% no mês de agosto em relação a julho, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para os meses de agosto, foi a menor variação desde 2010 (0,04%). Em agosto de 2016, o índice havia registrado variação de 0,44%.

No ano, o acumulado foi de 1,62%, bem abaixo dos 5,42% registrados em agosto de 2016. Este foi o menor acumulado no ano para um mês de agosto desde a implantação do Plano Real (1994).

O acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA desacelerou para 2,46%, resultado inferior aos 2,71% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Esta foi a menor variação acumulada em 12 meses desde fevereiro de 1999 (2,24%). O índice está abaixo do piso da meta de inflação estipulada pelo governo, que é de 3% ao ano (1,5 ponto percentual abaixo do centro da meta, que é de 4,5% ao ano).

Alta dos combustíveis

O maior impacto no sentido da alta da inflação veio do grupo transportes (1,53%), com destaque para os combustíveis (6,67%), em especial para o litro do etanol que ficou, em média, 5,71% mais caro. Já a gasolina subiu 7,19%, em razão do aumento na alíquota do PIS/Cofins, em vigor desde julho, e da política de reajustes de preços dos combustíveis. Dentro do período de coleta do IPCA de agosto, segundo o IBGE, foram anunciados 19 reajustes de preços da gasolina.

O gerente do IPCA, Fernando Gonçalves, destacou que em agosto o aumento nos transportes foi compensado pela queda no grupo alimentos, mas, de forma geral os alimentos têm contribuído para reduzir o ritmo da inflação em 2017. “Temos tido inflação, os preços estão subindo, mas em ritmo menor do que no ano passado, explica.

“Não fosse a alta dos transportes, o índice [geral] certamente teria sido mais baixo. Assim como se não fosse a queda dos alimentos, o índice teria sido mais alto”, diz.

Questionado se a demanda está impactando a inflação, Gonçalves disse que é preciso aguardar mais para avaliar. Ele apontou que houve melhora no mercado de trabalho, na renda e no acesso ao crédito, mas que ainda não se pode aferir se houve impacto direto no consumo.

“A gente tem que verificar como as famílias estão se comportando, para saber se elas estão consumindo ou se estão poupando”, pondera.

Queda nos alimentos, celular e passagem aérea

Pelo quarto mês consecutivo, o grupo dos alimentos teve queda (-1,07%). O IBGE avalia que o início da colheita recorde da safra agrícola deste ano provocou a queda nos preços dos principais alimentos consumidos pelas famílias brasileiras.

A inflação para o grupo de alimentação e bebidas teve o menor resultado (-1,07%) desde agosto de 1998, quando foi de -1,20, considerando apenas os meses de agosto.

Os alimentos para consumo em casa recuaram 1,84%, após a queda de 0,81% de julho. Os destaques foram: feijão-carioca (-14,86%), tomate (-13,85%), açúcar cristal (-5,90%), leite longa vida (-4,26%), frutas (-2,57%) e carnes (-1,75%). Entre maio e agosto, a redução no preço dos alimentos foi de 2,37%, segundo o IBGE.

Todas as regiões pesquisadas tiveram queda nos alimentos em agosto: de -2,75% em Goiânia até -1,16% em Fortaleza.

Já a alimentação fora, que havia ficado 0,15% mais cara em julho, subiu 0,35% em agosto. Com exceção das regiões metropolitanas de Belém (-0,79%) e de Curitiba (-0,54%), as demais tiveram variações positivas entre 0,03% (Belo Horizonte) e 2,49% (Salvador).

No grupo comunicação (-0,56%), o destaque ficou com as contas de telefone celular que ficaram, em média, 1,57% mais baratas. Já no grupo dos transportes, o destaque ficou com as passagens aéreas, que tiveram o maior recuo entre todos os itens pesquisados pelo IBGE: -15,16%.

Alta na conta de luz

Apesar de ter menor impacto no IPCA, a energia elétrica avançou no mês de agosto em 1,97%, assim como a taxa de água e esgoto (1,78%). Na energia elétrica, houve altas na maioria das regiões pesquisadas, principalmente, pela entrada em vigor da bandeira tarifária vermelha, desde 1º de agosto, representando uma cobrança adicional de R$ 0,03 por Kwh consumido.

Outro destaque de alta ficou com o grupo saúde e cuidados pessoais (0,41%), puxado pelos planos de saúde, com variação de 1,07%. Já o grupo educação, com alta de 0,24%, refletiu a realidade dos preços praticados no segundo semestre do ano letivo nos cursos regulares (0,09%) e cursos diversos, como informática e idiomas (0,87%).

4 capitais têm deflação

Quatro capitais registraram deflação em agosto. A mais expressiva foi em Belém (-0,22%), seguida por Fortaleza (-0,19%), Salvador (-0,06%) e Goiânia (-0,03%). Em julho, três capitais haviam registrado deflação: Rio de Janeiro, Campo Grande e Porto Alegre.

A maior alta na inflação por região em agosto foi registrada em Brasília (0,45%). Em seguida, aparecem Vitória (0,38%), Curitiba (0,35%) e Porto Alegre (0,33%). Na sequência, as demais capitais que com inflação maior que a geral do país (0,19%) foram Belo Horizonte (0,30%), São Paulo (0,29%) e Campo Grande (0,21%).

Previsão para setembro

Segundo o IBGE, há diversos reajustes em preços de grupos de consumo importantes que irão impactar na composição do IPCA de setembro. Os reajustes mais relevantes são o aumento de 4,33% da tarifa de água e esgoto de Fortaleza, que será aplicado em 23 de setembro, e parte ainda do reajuste de 4,10% nas mesmas tarifas de Vitória, aplicado no fim de agosto.

Também terão impacto a mudança da bandeira vermelha para a amarela nas contas de energia elétrica e a redução de 5,25% aplicada na tarifa de ônibus no Rio de Janeiro.

Além desses reajustes, Gonçalves destacou o aumento, a partir desta quarta-feira, de 12,2% no preço do botijão de gás nas distribuidoras. “Ainda não sabemos como esse reajuste vai chegar ao consumidor”, aponta o pesquisador. O chamado gás de cozinha pode fazer aumentar os preços em grupos como o da alimentação e de habitação, segundo ele.

Outro item que pode impactar de maneira significativa a inflação de setembro, como ocorreu em agosto, é a gasolina. Em agosto, o combustível teve aumento médio de 7,19% no país. E logo no começo de setembro a Petrobras anunciou um reajuste de 10% nas refinarias.

“O preço do combustível pode impactar os preços de diversos produtos. Temos que considerar, por exemplo, que a maior parte do transporte de cargas no Brasil é por meio rodoviário”, diz Gonçalves.

Meirelles comenta

Após a divulgação do IPCA pelo IBGE, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que a "inflação mais baixa, redução de juros e maior estabilidade da economia abriram espaço para as famílias consumirem mais". A declaração foi feita por sua conta no Twitter.

"Mais boas notícias na economia: a inflação medida pelo IPCA, segundo o IBGE, caiu. Acumulado deste ano é o menor desde 1994", escreveu o ministro, que também comentou o aumento na produção de veículos. "Além disso, a produção de veículos cresceu 45% em agosto/17 em relação a agosto/16, segundo dados divulgados pela Anfavea. A maior produção fez o emprego no setor crescer, o que ajuda a reverter consequências da maior recessão da nossa história, iniciada em 2014."

INPC

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apresentou variação de -0,03% em agosto, ficando abaixo da taxa de 0,17% de julho. No ano, o acumulado é de 1,27%, bem abaixo dos 6,09% registrados em igual período do ano passado. Considerando-se os últimos 12 meses, o índice caiu para 1,73%, ficando abaixo dos 2,08% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em agosto de 2016, o INPC registrou 0,31%.

O INPC é calculado pelo IBGE desde 1979 e se refere às famílias com rendimento monetário de 1 a 5 salários mínimos, sendo o chefe assalariado, abrangendo 10 regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande e de Brasília. Foram comparados os preços coletados entre 1º de agosto e 29 de agosto (referência) com os preços vigentes entre 29 de junho e 31 de julho de 2017 (base).

Já o IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980 e se refere às famílias com rendimento monetário de 1 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, abrangendo 10 regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande e de Brasília. Para cálculo do índice do mês foram comparados os preços coletados entre 1º de agosto e 29 de agosto (referência) com os preços vigentes entre 29 de junho e 31 de julho de 2017 (base).