Economia

Bovespa passa a cair, de olho no Congresso Nacional

Na véspera, índice fechou em queda de 0,62%, a 70.886 pontos

Por G1 31/08/2017 16h25
Bovespa passa a cair, de olho no Congresso Nacional
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da B3 (antiga BM&FBovespa, a bolsa brasileira) operava em leve queda no início da tarde desta quinta-feira (31), após subir pela manhã na esteira do cenário mais favorável a ativos de risco no exterior e com investidores de olho nos avanços de medidas no Congresso Nacional.

Às 16h20, o Ibovespa caía 0,12%, a 70.799 pontos.

Perto do mesmo horário, Eletrobras liderava as baixas, com queda de mais de 4%.

No exterior, as commodities em alta e os dados mostrando inesperada aceleração do crescimento da atividade industrial na China amparavam o tom positivo do começo do dia, segundo a Reuters.

O cenário doméstico, no entanto, dava sinais mistos diante de algum avanço de medidas econômicas no Congresso, mas em ritmo ainda lento, destaca a agência. A Câmara concluiu a votação da TLP na véspera, medida que segue sem alterações para ser votada pelo Senado. A apreciação do texto pela Casa, no entanto, precisa ocorrer até 7 de setembro, quando a medida provisória perde a validade.

No caso das novas metas fiscais para este ano e o próximo, o Congresso aprovou o texto-base, mas a votação dos destaques ficou para a próxima semana.

"Uma semana curta pelo feriado e encravada por outros temas como reforma política, possível denúncia de Janot (procurador-geral da República) contra Temer, MP Refis (refinanciamento de dívidas de empresas), ou seja, é muita tarefa para um Congresso despreocupado com a urgência das contas públicas", escreveram analistas da corretora Lerosa Investimentos em nota a clientes.

Na véspera, o Ibovespa fechou em queda de 0,62%, a 70.886 pontos.