Economia

Aumentam empréstimos para veículos, educação e reformas em casa

Comparativo entre o 1º semestre de 2016 e o 1º semestre de 2017 da Lendico aponta mudanças nos motivos para tomada de empréstimo

Por Assessoria 25/08/2017 09h57
Aumentam empréstimos para veículos, educação e reformas em casa
Reprodução - Foto: Assessoria

O acesso a financiamentos e linhas de crédito deve continuar escasso até 2018, de acordo com o SPC.  É preciso esperar que o risco de inadimplência caia para que aumentem as opções de crédito ao consumidor. Neste cenário, o número de pedidos de empréstimo pessoal através da Lendico, uma das maiores plataformas online de crédito pessoal do Brasil, continua crescendo significativamente para aquisição de veículos, educação e reformas.

É o que aponta a pesquisa realizada pela plataforma – que empresta mais de R$10 milhões por mês – que comparou os motivos dos empréstimos no primeiro semestre de 2016 e no primeiro semestre de 2017. O que se viu foram aumentos de 54,6% para compra de veículos, 46,76% para educação e 48,9% para reformas em casa ou compra de mobília.

“Estão caros os financiamentos para compra de veículos usados, assim como as linhas de crédito para universidades e bolsas também sofreram grandes mudanças”, diz Marcelo Ciampolini, fundador e CEO da Lendico. “As taxas praticadas pela Lendico são mais vantajosas em comparação aos juros bancários e ao que tem sido repassado ao consumidor”.

Além dessas razões, há também o diferencial da facilidade de se tomar umempréstimo online quando comparada aos processos convencionais do mercado. Através da plataforma online, pessoas físicas solicitam créditos de maneira rápida. “Basta acessar o site da empresa e criar um cadastro para ser submetido a uma análise de crédito automática. Em poucos minutos, você fica sabendo a sua taxa personalizada e o limite de crédito disponível.”

Se o pedido for aprovado, é realizada uma verificação da documentação do cliente e, se tudo estiver regular, o dinheiro é depositado diretamente em sua conta corrente.  O processo de contratação do empréstimo é transparente: ao ser aprovado, o cliente recebe a oferta de crédito sem omissão de informações, taxas escondidas ou letras miúdas no rodapé do contrato. A plataforma deixa claro quais serão as tarifas e impostos que incidem sobre a transação e qual a taxa de juros efetiva que será praticada ao longo do contrato.

A plataforma disponibiliza crédito online pessoal em todo o Brasil e completou em julho dois anos de operação no país, atingindo os primeiros R$100 milhões emprestados e o número de 15 mil clientes atendidos. A Lendico se tornou a plataforma número um de crédito pessoal online no Brasil e reajustou suas taxas de juros anuais com queda de quatro pontos percentuais por ano. As novas taxas são: Mínima com CET: 2,97% a.m. Máxima com CET: 7,5% a.m. Média com CET: 3,5% a.m.