Economia

Bovespa sobe amparada na Petrobras após renovação de medidas tributárias para setor

Na véspera, Ibovespa fechou em desvalorização de 0,9% a 67.976 pontos

Por G1 18/08/2017 16h25
Bovespa sobe amparada na Petrobras após renovação de medidas tributárias para setor
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da B3 (antiga BM&FBovespa, a bolsa brasileira) opera em alta nesta sexta-feira (18), após cair quase 1% na véspera, tendo as ações da Petrobras entre as principais influências positivas, após renovação de medidas que garantem benefícios tributários para o setor petrolífero.

Às 15h08, o Ibovespa subia 1,07%, a 68.704 pontos.

Perto do mesmo horário, as ações da Petrobras subiam mais de 3%, reagindo a medidas de benefícios fiscais para o setor petrolífero, incluindo a renovação do chamado Repetro, um regime aduaneiro especial de exportação e importação de bens destinados a atividades de pesquisa e produção de petróleo. Segundo analistas da XP Investimentos, o fim desse benefício "poderia inviabilizar a atividade de exploração no país, já que os tributos suspensos representam cerca de 50% do valor do investimento".

BB Seguridade liderava as altas do índice, com valorização de mais de 3%.

Cenário local e externo

Apesar do tom positivo, a cautela ainda segue no radar dos investidores, diante de preocupações com o cenário externo em meio a preocupações com a capacidade do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em avançar sua agenda econômica e também após um ataque em Barcelona, destaca a reuters.

No front local, as atenções seguem para as negociações do Executivo com Congresso Nacional para avançar a agenda de reformas, com a expectativa de que a votação da proposta da Taxa de Longo Prazo (TLP) para empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em comissão aconteça na próxima semana.

Na véspera, o Ibovespa fechou em desvalorização de 0,9% a 67.976 pontos. A queda se deu após quatro pregões seguidos no azul, pressionado pelo aumento na aversão a risco no exterior após ataque em Barcelona.