Economia
Temer anuncia antecipação de 13º salário para aposentados e pensionistas
Primeira parcela do 13º salário será paga pelo governo em agosto

O presidente Michel Temer anunciou em vídeo publicado nas redes sociais nesta sexta-feira que o governo antecipará o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e comemorou a queda do desemprego no segundo trimestre deste ano.
Temer disse que a primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas será paga pelo governo em agosto, enquanto a segunda parcela será desembolsada em novembro.
"Vamos pagar em agosto, antecipando portanto, metade do 13º salário dos aposentados e dos pensionistas do INSS. E a outra metade será paga, também por antecipação, em novembro", disse Temer no vídeo, anunciando a antecipação como uma "boa notícia".
O presidente também aproveitou para comemorar o recuo da taxa de desemprego para 13 por cento no segundo trimestre deste ano, movimento que veio com o reforço do emprego informal, indicação de que a atividade econômica ainda mostra dificuldade para engrenar uma recuperação mais consistente.
"É o trabalho do meu governo para gerar empregos que começa a dar resultados. E acreditem, é apenas o começo", disse Temer, acrescentando que setores produtivos apontam que a reforma trabalhista recentemente sancionada por ele aumentará o número de postos de trabalho, especialmente para os mais jovens.
O anúncio da antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas acontece em um momento em que o governo recorre a aumento de impostos para tentar assegurar o cumprimento da meta fiscal, fixada em um déficit primário de 139 bilhões de reais para este ano.
Também vem em meio à tramitação na Câmara dos Deputados de uma proposta de reforma da Previdência, apontada pelo Palácio do Planalto como fundamental para manutenção do sistema previdenciário e para o equilíbrio das contas, e à baixa recorde na popularidade do presidente, que enfrenta uma denúncia de corrupção feita pela Procuradoria-Geral da República.
Mais lidas
-
1Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
2Próximos capítulos!
Após ir para a cama com Kevin, Ramiro tira a vida de personagem em Terra e Paixão
-
3"Se filmar eu te mato''
Pai estupra a própria filha e é flagrado pela mãe no interior de São Paulo
-
4fake news
É falso: Lula não fechou comportas da Transposição do São Francisco
-
5Eleições 2022
Instituto Veritá que aponta Bolsonaro na frente deu vitória de Aécio contra Dilma em 2014