Economia

Novos equipamentos devem alavancar produção de cooperativas e associações

Tratores entregues na quinta (20) ajudam a tecnificar rotinas de agricultores de oito entidades e municípios contemplados

Por Agência Alagoas 21/07/2017 09h38
Novos equipamentos devem alavancar produção de cooperativas e associações
Reprodução - Foto: Assessoria

Reconhecida como a maior produtora de laranja lima do Brasil, a Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima de Santana do Mundaú (Cooplal) vai conseguir modernizar e tornar sua rotina produtiva mais ágil com o novo trator recebido nesta quinta-feira (20), o primeiro equipamento da patrulha mecanizada agrícola completa disponibilizada pelo Governo de Alagoas.

A Cooplal é uma das sete associações e cooperativas contempladas com os equipamentos adquiridos com recursos federais por meio da Emater. Cada uma delas receberá a patrulha mecanizada composta por um trator, uma grade aradora, uma colhedora de forragem, um caminhão tanque e uma plantadeira.

O presidente da Cooplal, Antônio Carlos de Souza, recebeu a notícia com alegria e comemorou a ampliação da estrutura para continuar a desenvolver as produções de laranja lima em Alagoas, reconhecida a melhor do mundo pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pelos mais de 1.500 associados.

“Vamos aproveitar bem os equipamentos, definir um cronograma para cada comunidade utilizar o maquinário, e dar uma alavancada em nossa produção, que já é excelente, mesmo com a seca. Hoje, nossos processos dependem muito da manufatura, então a patrulha mecanizada chega numa boa hora para modernizar nossas produções e permitir, também, que a gente diversifique nossas culturas para gerar mais renda”, agradeceu o presidente da Cooplal.

Além da Cooplal, esta primeira fase da entrega contemplou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piranhas; Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima do Mundaú (Cooplal); Cooperativa Agropecuária e Industrial de Arapiraca (Capial); Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal); Associação de Agricultores de São Sebastião; Associação de Moradores do Sítio Nazário, de Penedo; Associação do Sítio Laje Grande, de Senador Rui Palmeira, e a Prefeitura de Olivença.

Acompanhamento

O diretor-presidente da Emater, Carlos Dias, ressaltou durante a solenidade de entrega que a Emater tem o compromisso de ajudar a agricultura familiar e fazer dela um instrumento de desenvolvimento do Estado, ainda havendo muito trabalho pela frente.

“O trabalho não acaba aqui, com a entrega dos tratores. Vamos direcionar nossa equipe para ir a campo, orientar os agricultores e entidades sobre como utilizar os equipamentos de forma produtiva, para gerar resultados, evitando que o solo seja danificado, haja perda de colheita ou atraso por ausência de apoio técnico”, explicou, agradecendo a parceria com o deputado licenciado e atual ministro Marx Beltrão, responsável pela emenda parlamentar que viabilizou a aquisição dos equipamentos.