Economia

Bovespa opera quase estável nesta segunda-feira

Na sexta-feira, índice subiu 0,4%, aos 65.436 pontos; na semana, a bolsa acumulou alta de 5%

Por G1 17/07/2017 16h30
Bovespa opera quase estável nesta segunda-feira
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal indicador da Bovespa opera praticamente estável nesta segunda-feira (17), após ter terminado a semana no maior patamar desde a véspera da divulgação das primeiras notícias sobre as delações da JBS envolvendo o governo de Michel Temer.

Às 15h11, o Ibovespa tinha leve variação negativa de 0,4%, aos 65.173 pontos.

A alta recente da bolsa abre espaço para um movimento de ajuste, de acordo com a Reuters, enquanto os ganhos das ações da Vale ajudam a amparar o tom positivo. Petrobras, por sua vez, opera no negativo.

Última sessão

Na sexta-feira (14), o Ibovespa subiu 0,4%, aos 65.436 pontos. O principal indicador da Bovespa fechou terminou a semana no maior patamar desde a véspera da divulgação das primeiras notícias sobre as delações da JBS envolvendo o governo de Michel Temer, no dia 17 de maio.

Na semana, a bolsa subiu 5%. No mês e no ano, houve alta acumulada de 4,03% e 8,65%, respectivamente.

Destaques

Perto do mesmo horário, as ações preferencias do Bradesco e do Itaú operavam em baixa, ajudando o tom negativo do Ibovespa devido ao peso das ações em sua composição. Banco do Brasil também caía.

A preferenciais e ordinárias da Petrobras também operavam em queda, em sessão de alguma fraqueza para os preços do petróleo no mercado internacional. No radar também estava o noticiário sobre a petroleira, incluindo a avaliação sobre o percentual da BR Distribuidora que irá a mercado e os dados sobre produção em junho, destaca a Reuters.

As preferenciais da Vale subiam mais de 1,5% e as ordinárias tinham valorização de mais de 2%, em sessão de alta para os contratos futuros do minério de ferro na China que subiram 3,1% após terem atingido a máxima em oito semanas mais cedo, lembra a agência.

Os papéis preferenciais da Braskem avançavam mais de 6%, liderando os ganhos do Ibovespa, após o Morgan Stanley elevar o preço-alvo dos papéis para R$ 46, ante R$ 40 e melhorar a recomendação para "overweight", ante "equal-weight".

As ordinárias da Sabesp também tinham alta de quase 3%, após o Credit Suisse elevar o preço-alvo para 42 reais, ante 24 reais, mantendo a recomendação "outperform".

As ações ordinárias da Natura lideravam as perdas do Ibovespa, caindo mais de 3%. As da Ultrapar também caíam mais de 3% após a divulgação de notícia de que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) não vai aprovar a venda Alesat Combustíveis pela Ipiranga, divisão da Ultrapar no segmento de combustíveis.

Nos quatro pregões anteriores os papéis subiram mais de 3%.