Economia

Henrique Meirelles diz que novo Refis beneficia o mau pagador

Ministro diz que governo deve articular "ação da base parlamentar" para retomar escopo do projeto

Por G1 14/07/2017 18h49
Henrique Meirelles diz que novo Refis beneficia o mau pagador
Reprodução - Foto: Assessoria
Em visita ao Rio, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta sexta-feira (14) que o Novo Refis - programa que permite a contribuintes pessoas físicas e jurídicas parcelar suas dívidas com o governo federal beneficiaria o mau pagador e diminuiria a arrecadação do governo, da maneira que foi aprovado na comissão mista do Congresso na quinta. A análise foi feita em evento na Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta tarde.

"Não há dúvida de que o relatório aprovado como apresentado, no momento, diminuiria bastante a arrecadação prevista", afirmou.

Meirelles afirmou ainda que o projeto não atenderia as necessidades do país e que conta com a base aliada para promover mudanças.

"É importante que o projeto não seja tão generoso que incentive as empresas a não pagar imposto: 'ah não, vamos deixar de pagar e vamos esperar o próximo' porque passa a ser mais negócio não pagar. Portanto, premiando o mau pagador", avaliou.

"Precisa de uma ação inclusive da base parlamentar, visando recuperar o escopo do projeto", afirmou.

O ministro esteve no Rio para reunião com o prefeito Marcelo Crivella e eventos na FGV. Ele estimou que o acordo de recuperação fiscal envolvendo o Rio leve duas semanas para ser homologado.

Meirelles reconheceu que há uma acomodação da economia no segundo trimestre, depois de ter crescido no primeiro. A retomada, diz, deve acontecer a partir do terceiro trimestre. Para ele, a retomada da economia também será fundamental para que o Estado volte a crescer.